Pastor, Conferencista e Professor de Teologia

Pastor, Conferencista e Professor de Teologia
Este Blog tem como objetivo deixar aos que se dedicam ao estudo e ensino da Bíblia downloads diversos de material teológico afim promover o ensino da Palavra de Deus de forma mais eficaz! Fique aqui e confira!

Os Instrumentos de Tortura da Santa Inquisição


A  Contra-Reforma

      Devido ao avanço do protestantismo por toda a Europa, a igreja católica moveu uma série de perseguições aos reformadores e aos novos protestantes.
A chamada “Contra Reforma” intensificou ainda mais com as perseguições promovida pelo catolicismo, como método de represália. Por volta de 1540, a Igreja Católica reage furiosamente no intuito de deter o avanço do protestantismo que conquistavam cada vez mais os estados católicos. A Contra-Reforma serviu também para revitalizar a Igreja. Vejamos os instrumentos utilizados, seus objectivos e consequências da Contra Reforma:

Foram o objetivo principal da Contra Reforma era  a reafirmação do dogma, do culto tradicional e a (re)conversão de fiéis, mesmo que de forma forçada. Para atingir estes  objetivos foram instituidas  três istrumentos:o Concílio de Trento, em 1545 que reafirmou os dogmas católicos, a evangelização  por meio da Companhia de Jesus ( os Jesuitas), e as medidas de represálias aravés da Santa Inquisição.

·                    O Concílio de Trento
O Concílio de Trento promoveu uma a reforma geral de caráter interno na Igreja Católica, definindo os dogmas católicos reafirmando todas as heresias aceitas anteriormente como: a prática dos sete sacramentos, a adoração da virgem e dos santos (ao contrário dos protestantes) e o culto com o cerimonial apropriado (missas, procissões, a inclusão dos livros apócrifos na bíblia sagrada, etc.).  foi também um forte instrumento de combate à Reforma Protestante. Era composto de padres e teologos .
Mesmo com a organização do Concílio de Trento a Igreja não conseguio orientar-se, pois precisou caminhar por veredas mais repressivas e violentas para afirmar a sua autoridade.

 
·                     A  Companhia de Jesus
A Companhia de Jesus foi o instrumento que  teve maior impacto em relação as outras ordens. Fundado por Inácio de Loiola  em 1534, após conseguir o reconhecimento do Papa Paulo III por meio de uma bula pontifícia em 1540. Esta bula definia a missão dos jesuítas que consistia na: confissão, ensino e pregação. Tinham também como objectivo, trazer de volta para o catolicismo  antigos católicos perdidos para o protestantismo ou paganismo Os jesuitas deviam prestar fidelidade ao papa e à companhia em geral por meios de votos de pobreza, obediência, castidade.
Após o Concílio de Trento eles foram pelo mundo difundindo a sua mensagem combatendo as igrejas protestantes por onde quer que encontrase através da evangelização.



A Santa Inquisição

Em meados de 1542 dá-se início o tribunal do Santo Ofício, a conhecida Inquisição um terrível sistema de métodos de torturas e repressões. O papa Paulo III, fundador do “Santo Ofício”, assegurava aos funcionários desta instituição que eles estavam seguros daquilo que faziam, dizia para eles Deus concordava com aquilo que faziam.
A Inquisição foi, no início, uma instituição espanhola que veio antes  da contra-reforma. O seu método já era preticado na Espanha e consistia em condenar os suspeitos que eram denunciados anonimamente. Usavam todas as sortes de torturas imagináveis para fazer o réu renegar suas idéias e convicções, mesmo sendo o réu inoscente. A inquisição funcionava numa parceria Igreja e Estado, ou seja, a igreja católica condenava o réu e o Estado sentenciava à morte na fogueira.
O “Santo Ofício” foi o instrumento mais negativo e aterrador da Contra-Reforma. O “Santo Ofício” pôs fim à liberdade de pensamento e comunicação em toda a Europa, que por muitos anos limitaram-se, a cultural ficou bloqueiada.  


A partir de agora vamos mostrar o lado negro da igreja católica, você vai ver agora alguns exemplos de métodos de torturas estabelecidas pela igreja romana. Lembramos ao leitor que boa parte destes instrumentos de torturas já era usada pela igreja romana para torturar aos autores de crimes contra o Estado, e também nos casos de mulheres adúlteras e de jovens ou viúvas que não mantivessem sua castidade e em casos específicos de mulheres suspeitas de bruxaria. Após o Concilio de Trento, estes instrumentos passa a serem usados com exclusividade na tortura dos evangélicos por mais de três séculos.
A seguir o que você irá ler são formas chocantes e inimagináveis de torturas aplicadas aos nossos irmãos protestantes no período da contra reforma, talvez você não consiga ler todas as informações sobre cada método de suplício abordado aqui sem que se sinta mal. Quando realizei essas pesquisas fiquei estupefatizado com vi e li, a imagem de cada tortura ficou, por algum tempo, em minha memória. Se este for o seu caso, aconselhamos a você a ler outro livro caso não consiga se sentir bem na leitura do conteúdo a seguir. 

Países que nos visitam

free counters

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tudo sobre os Sacerdotes

Tudo sobre os Sacerdotes
Clique aqui!