Pastor, Conferencista e Professor de Teologia

Pastor, Conferencista e Professor de Teologia
Este Blog tem como objetivo deixar aos que se dedicam ao estudo e ensino da Bíblia downloads diversos de material teológico afim promover o ensino da Palavra de Deus de forma mais eficaz! Fique aqui e confira!

Escatologia



Escatologia
“Baseado  no Livro do Apocalipse”
 Autor:Pastor Luiz Carlos






Introdução
O tremo “ESCATOLOGIA”, quer dizer “ESTUDOS DAS ÚLTIMAS COISAS”. Já apalavra “APOCALIPSE”, no grego “APOKALYPSIS”  e no latim”REVELATIO”, significa expor à vista, descobrir uma verdade que está se acha oculta. Portanto, o APOCALIPSE do Apostolo João é a REVELAÇÃO DE DEUS AOS HOMENS ( Ap 1:1 ), é Jesus Cristo revelando ou esclarecendo algo para  nossa instrução (1Pe 1:7,13 ).
O livro do APOCALIPSE está dividido em três partes:

“ Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer” ( Ap 1:9 )

1 ªParte. As coisas que tens visto, as que João presenciou na revelação do Senhor glorificado ( Cap 1 ).
2ª Parte. As que são, as coisas existentes nas sete igrejas da  Ásia Menor, no tempo em que João deveria escrever o livro ( Caps 2 e 3 ).
3ª Parte. As que depois destas hão de acontecer, as coisas futuras constantes nos Caps 4 a 22.

As Igrejas da Ásia
(Capítulo 1 a 3)

Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.” ( Ap 1:9 )

João , o Apóstolo,  foi preso e exilado à Ilha de Pátimos por Domiciano, Imperador Romano, mais ou menos no ano 96 dC. E, após a sua libertação por Nervas, o novo Imperador, regressou a Éfeso de onde escreveu o livro, o qual deveria ser enviado às setes igrejas locais da Ásia Menor: a Éfeso ,Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sárdes, Filadélfia,  e Laodicéia ( Ap 1:11 ).
Também, palas mesmas Cartas, Cristo apresenta-se a Sua  Igreja Universal em seus sete períodos dispensacionais, correspondendo cada Carta a um período referente.  

IGREJAS
SIGNIFICADO
PERIODO
ÉFESO
DESEJÁVEL
33 d.C À 100 d.C
ESMIRNA
AMARGURA
100 d.C À 313 d.C
PÉRGAMO
CASAMENTO
313 d.C À 476  d.C
TIATIRA
SACRIFICIO
476 d.C À 1517 d.C
SARDES
REMANESCENTE
1517 d.C À 1648
FLADÉLFIA
AMOR  FRATERNAL
1648 d.C À Atual
LAODICÉIA
DREITO DO POVO
Atual

Nos capítulos 2 e 3,nos mostra Jesus dirigindo-se a cada líder e sua respectiva igreja através das cartas redigidas por João.O que nos chama atenção é o fato de Cristo Jesus ao dirigir-se à essas igrejas, Cristo apresenta a cada uma delas no caráter mais adequado  à condição  e crise espiritual em que se encontravam. As Igrejas – Todas estas igrejas foram fundadas pelo apóstolo João, com exceção a de Éfeso, que foi fundada pelo apóstolo Paulo na sua terceira viagem missionária. Contudo, João havia pastoreado Éfeso antes de ser exilado em Pátimos,sendo João a coluna destas igrejas, recaio sobre ele a missão de escrever as Sete Cartas.
Símbolos e Enigmas do Apocalipse
1. os sete espíritos de Deus (Ap 3:1):
Os setes Espíritos são: ( 1) o espírito do Senhor, (2 ) espírito de sabedoria, (3) e de entendimento, (4) o espírito de conselho,(5) e de fortaleza,(6) o espírito de conhecimento,(7) e de temor do SENHOR.Isaías 11:2
2. as sete estrelas ( Ap 1:20 ) : “As sete estrelas são os anjos das sete igrejas,”
3.os sete castiçais ( Ap1:20 ) “os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”.

A representação do Cristo glorificado em Ap 1 : 13 ao 16
·         Vestido até aos pés de uma roupa comprida,e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.- exemplificando: "Tu eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque."  (Hebreus 7 : 17)
·         E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve – Exemplificando- O como  o Pai da Eternidade Is 9:6
e os seus olhos como chama de fogo;
·         E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, Representando -  “ Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz” ( Romanos 10:15 )
·         E a sua voz como a voz de muitas águas.- Fala de Sua Soberania sobre as Nações
·         E ele tinha na sua destra sete estrelas; - Fala de Sua Soberania sobre a Igreja
·         E da sua boca saía uma aguda espada de dois fios;-Exemplificando-O como a Espada do Espírito que é a Palavra( Ef 6:17)
·         E o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.Exemplificando-O como o Sol da Justiça

A Visão do Trono de Deus
(Capítulo 4)
Depois  que finda as revelações das  setes Cartas  aos anjos  das igrejas da Ásia, João passa a receber as revelações que “ depois destas hão de acontecer”. Os capítulos 4 e 5  mostram a glória  de Deus  e do Cordeiro no Trono. Vamos concentrar nossa atenção nas principais personagens dessa revelação:
Os 24 Anciãos
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
10  Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11  Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

O Trono de Deus é mencionado pelo menos 38 vezes no livro do Apocalipse,  e em todas elas falando da Soberania de Deus  e do Seu domínio sobre os reinos da terra. Nesta revelação, o que nos chama atenção, são os vinte e quatro tronos e os vinte e quatro anciãos  que se assentam sobre eles ao redor do Trono de Deus.Estes vinte e quatro anciãos, a quem representam?Não podem ser anjos:anjos nunca se veêm sentados sobre tronos, nem são coroados, nem podem cantar o cântico da redenção.Há somente um sentido possível:representa os remidos, os santos na glória.Mas  por que vinte e quatro?Alguns teólogos sugere tratar-se de uma alusão às 24 turmas de sacerdotes do templo (1Cr24 ), porém, a melhor aceitação sobre os vinte e quatro anciãos é a seguinte: Os vinte e quatro anciãos nesta revelação é uma representação  das 12 tribos de Israel como o povo de Deus no Antigo Testamento, e dos12 Apóstolos de Cristo, representando o povo de Deus Novo Testamento.
Vestidos de vestes brancas:Isso também representa  a santidade  e a pureza dos servos fiéis.As únicas vestimentas adequadas aos vencedores
Os 4 seres viventes
E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre.

Quem são estes quatro seres viventes?Nesta revelação, os quatro seres viventes faz parte de uma ordem angelical muito elevada nos céus, as dos querubins.Sobre estes as visões de Ezequiel são muito importante, pois também falam  de quatro seres viventes com quatro rostos diferentes, as mesmas que João viu aqui ( Ezequiel 1:5-14). Ezequiel chama estes seres viventes de querubins (Ezequiel 10:9-17), além de mostrar  que a função deles diante de Deus é a de defender e levar o Trono de Deus conforme o querer do Soberano.Não podemos confundir estes querubins com os serafins de Isaias 6. Nesta visão, os querubins têm quatro asas enquanto em Isaias 6, os serafins têm seis. Nesta visão, João viu os seres viventes com a semelhança das seguintes criaturas:

Leão:O mais forte predador, considerado o rei dos animais – Símbolo da realeza
Novilho: Em Ezequiel, o boi.O animal mais forte entre os quadrúpedes domésticos.
Homem:A figura do homem  fala da força acrescido da inteligência
Águia:A maior de todas as aves dos céus,nos lembra rapidez e visão.

Podemos notar nestes quatro seres viventes que eles trazem junto ao Trono de Deus a representação da criação. O elemento mais forte  na classificação das espécies está ali representado, isso fala da adoração de toda a criação.
O interessante nisso tudo é que freqüentemente tem sido notado como estas criaturas viventes corresponde a siguinificação dos quatro evangelhos e à sua apresentação de Cristo. Assim, em Mateus, o evangelho do Reino,vemo-lo como o Leão  da Tribo de Judá;em Marcos, o evangelho do Servo perfeito,vemo-lo como o paciente boi,servindo a vontade de Deus e a necessidade humana;em Lucas vemos o semblante de um homem, porque é  o evangelho do Filho do Homem; e em João, o evangelho celestial,vemos a águia voando!


O Livro selado
(Capítulo 5)
Esta visão fala-nos do livro selado, e quem pode abri-lo.
1  E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

 Afinal, que livro é este? Muitos têm ensinado que o livro selado representa os documentos da herança universal que Cristo há de receber,mas não temos base bíblica para afirmar isto positivamente.
O que sabemos do livro é: que estava na destra de Deus; que estava fechado;que estava selado;que quando o Cordeiro o tomou,houve ao abrir de cada selo,uma nova revelação profética.por isso podemos concluir que o Livro continha a declaração dos fatos que deveriam acontecer: fatos estes que somente Cristo tinha o direito de revelar.Seis dos selos abrem-se sessuscivamente no capitulo 6 e o sétimo no capitulo 8.

OS SETE SELOS DO APOCALIPSE
(Capítulo 6)

Neste capítulo começa a grande tribulação na terra, demonstrando grande mal, o planeta e seus moradores começam agora a sentir a falta dos cuidados de Deus, e por terem provocado a Deus durante tanto tempo, achando que ele não puni o erro, agora Deus derrama toda a sua ira sobre aqueles que recusaram o amor de Cristo, e ignoraram sua morte na cruz Apocalipse 6:16, como veremos a seguir.




O Primeiro Selo: O Cavaleiro do cavalo branco

E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

Nesta revelação é dada uma coroa para o cavaleiro do cavalo branco, que saiu vitorioso e para vencer,alguns dizem que este cavaleiro é o mesmo Jesus Cristo que aparece em  Apocalipse no capitulo19, todavia, este não pode ser Jesus Cristo, pois é ele quem abre o Selo, este é o Anticristo que será o grande vencedor na tribulação, o fato de ele está  sobre o cavalo branco, diz que ele será o grande mentiroso, fazendo-se parecer Deus, fará acordos de paz com Israel, e os judeus, enganados, o receberão livremente. Daniel 9:27, Isaías 28:15.

O Segundo Selo: O Cavaleiro do cavalo vermelho

E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.
APOCALIPSE 6
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Este cavaleiro vem junto com o Anticristo, é uma das más companhias do inferno, ele vem piorar a vida dos moradores da terra, além dos dias difíceis pelo qual os homens estarão passando com tantos males, agora este que pelo jeito é um ministro de confiança do Anticristo, faz com que os moradores da terra percam a última gota de paz que lhes restam, chegando a matar uns aos outros.

O Terceiro Selo: O Cavaleiro do cavalo preto

E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
Este cavaleiro vem trazer a fome à terra, o caos será tão grande que nesta revelação é anunciada o preço dos alimentos,isto para mostra quão terrível será a fome na Grande tribulação.O trigo e a cevada, gêneros essenciais  no mundo antigo, seriam vendidos a preços exorbitantes. As pessoas gastariam todo o salário de um dia em troca  de alimentos suficientes para mantê-las vivas. 

O Quarto Selo: O Cavaleiro do cavalo Amarelo

E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
Este cavaleiro vem trazer a morte de maneira trágica através de doenças e da própria fome causado pelo cavaleiro anterior. O fato da cor do cavalo ser amarela, fala da anemia, doença que deixa a pele da pessoa amarelada, a fome e as doenças trazidas por este cavaleiro levará à óbito um quarto dos habitantes da terra, isto é o mesmo que 25% ( vinte e cinco por cento ) da população do planeta! 

O Quinto Selo: Os primeiros Mártires de Cristo na grande tribulação Apocalipse 6:9

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11  E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Este selo mostra a situação dos mártires que serão mortos na primeira fase da  grande tribulação, estes morreram porque testemunharam a palavra de Deus em suas vidas, e rejeitaram a marca da besta. Estavam  clamam por justiça divina, porem recebem uma palavra para repousarem até outros de seus irmãos sejam mortos da mesma maneira, ou seja, assim como eles, ainda havia um número pessoas lá embaixo que também deveria morrer por amor ao Cordeiro. Em Ap 7:13 e 14 nos fala sobre como estas pessoas estão saído da grande tribulação na terra e entrando no céu:

13  E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
14  E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

O Sexto Selo: A terra atingida por uma chuva de meteoros Apocalipse 6:12
12  E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
13  E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
14  E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

Em apocalipse 6:13 mostra um grande terremoto na terra, imagino que este terremoto seja muito grande, maior talvez que todos os que já aconteceram , não é um simples terremoto; Neste mesmo momento o sol se torna sem luz, um grande eclipse, escurece toda a terra , e ao mesmo tempo, a terra atingida por corpos celestes, não se trata de estrelas no sentido literal da palavra, pois existem estrelas muitas vezes maiores que a terra, e as que não são maiores são muito grande, mas aqui deixa claro quando diz : " Como a figueira lança de si os seus figos verdes " não é a figueira e sim os figos, partes de estrelas, meteoros, que serão capazes de causar grande destruição no planeta, causando grande terremoto no planeta inteiro e até mesmo afundando ilhas.
No final da grande tribulação haverá novamente uma chuva de meteoros, uma saraivada, pedras que pesavam cerca de um talento, que corresponde a aproximadamente a 34 Quilos cada pedra, onde os homens irão blasfemar contra devido a grande praga da chuva de saraiva.

O Inicio da Grande Tribulação
(Capítulo 7)


               
E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;
Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados;
Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;
Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

Os cento e quarenta e quatro mil estarão imunes  a toda destruição da grande tribulação.Antes mesmo do inicio das catástrofes aconteceram na terra quatro anjos surge para selarem os cento e quarenta e quatro.Uma das coisas mais importantes, a nosso ver, nessa visão de João, com respeito a selagem dos filhos de Israel, é a falta de uma das tribos..Entre todos os filhos de Israel, apenas a tribo de Dã não está relacionada entre os selados. Por quê? Observe que Manassés , filho de José, neto de Israel, substituiu Dã.
No contexto geral, Dã foi a tribo que mais se corrompeu co a idolatria, tornando-se verdadeira maldição para o povo de Israel.
No capítulo 18  do livro dos Juízes, do versículo 14 ao vercicuo31, fala da corrupção espiritual da  tribo de Dã, pois as imagens roubadas que levaram para si veio a servir como laço de queda do reino a das  dez tribos  de Israel.
Séculos mais tarde, Jeroboão deu continuidade idolatria, exatamente no mesmo lugar, como está escrito:
“Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.”(1Rs12:28-30 )

Assim, a tribo de Dã tornou-se para  si mesmo e para Israel, exatamente o que Jacó havia profetizado a seu filho Dã quando disse:
“Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.” ( Gn 49:17 )
 A substituição da tribo de Dã  pela tribo de Manassés deve também ter esse sentido, pois o anticristo  deverá ser um judeu e, naturalmente, pertencer a uma das tribos de Israel. A tribo de Dã é justamente aquela que tem todas as características para gerar o anticristo. Não foi a toa que Jacó, seu pai, o chamou de serpente e víbora.

A Grande Tribulação
E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

A  grande tribulação terá seu inicio logo que a igreja de  Cristo seja arrebatada aos céus, e se prolongando por um período de sete anos  , ate que Cristo volte a terra na companhia de seus  Santos para vencer o anticristo, o falso profeta e as nações e cidadãos ímpios.
A  grande  tribulação  e  um  período  que  Deus  reservou   para repreender e castigar a nação que rejeitou e crucificou a  Cristo São João 1:10-11.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                                                                                                          
A GRANDE TRIBULAÇÃO É TAMBÉM CHAMADA DE :

  • Última semana de Daniel
Daniel 9:24-27
  • Tempo da angustia de Jacó
Jeremias. 30:7 Sofonias 1:15
  • Ira futura
I Tessalonicenses. 1:10 e 5: 9 - Apocalipse 6:16 e 17
  • Tempo de destruição
I Tessalonicenses. 5:3
  • Tempo de Eclipse ( escuridão)
Isaías 24:20-23 Amos 5:18
  • Tempo de castigo
Ezequiel 20:37-38
  • Tempo de choro ( pranto )
Amos 5:16-17
  • Tempo de aflição
São Mateus 24:21
  • Dilúvio de açoites
Isaías 28:15 e 18
                                
 
OBJETIVOS DE DEUS NA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo , preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30.
  • Separar e provar os Judeus fieis a Deus Zacarias 13:8-9
  • Castigar os ímpios que rejeitaram o maior presente de Deus que é o amor de Cristo, e não se converteram dos seus pecados, pois recusaram a luz de Cristo para viver em trevas II Tess.2:11-12. e preferiram crer na mentira do Anticristo

A IGREJA DE CRISTO NÃO PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO

 A Igreja é o corpo cuja a cabeça é Cristo ( I Coríntios 6:15, Efésios 5:23 ), Cristo e sua igreja formam um corpo, e Cristo já teve a sua tribulação ao morrer na Cruz, sendo assim a igreja de forma alguma poderá passar pela grande tribulação , pois desta maneira Cristo também teria que passar novamente por este holocausto, e em Apocalipse 13:7 diz que na grande tribulação todos estarão sujeitos a besta , e se a igreja participar da tribulação, ela também estaria sujeita a satanás, e Cristo também, pois ele é a cabeça da qual a igreja é o corpo. isso e impossível.
 Considerando que a palavra arrebatamento significa arrancar, tirar por força ou violência, porque então Cristo teria tanta pressa em tirar a igreja deste mundo a não ser por um motivo muito grande, se a igreja passar pela tribulação porque então haverá o arrebatamento, arrebatar do que e porque, por isso não acredito que a igreja passará pela tribulação, pois o arrebatamento irá livra-la da irá vindoura. I Tessalonicenses 1:10 - Apocalipse 6:16 e 17, visto que Deus não destinou a igreja para a ira I Tessalonicenses 5: 9


A GRANDE TRIBULAÇÃO IRA DURAR SETE ANOS

No estudo sobre as setentas semanas de Daniel, podemos  verificar que  a  última  semana que equivalem a sete anos ainda não se cumpriu, e este período que ainda não se cumpriu é exatamente a grande tribulação, que da mesma forma irá durar sete anos, divididas em duas partes de três anos e meio.
   
  • Mil duzentos e sessenta dias
Apocalipse 11:1 12:6
  • Quarenta e dois meses
Apocalipse 13:5
  • Tempo e tempos e metade de um tempo
Apocalipse 12:14

 
A PRIMEIRA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO TRÊS ANOS E MEIO

  • Israel terá pleno domínio de Jerusalém
Daniel 9:24
  • Israel fará acordo com o anticristo por sete anos.
Daniel 9:27 - São João 5:43, Isaías 28:15-18
  • Israel irá reconstruir o templo derrubado por Roma em 70 d.C
II Tessalonicenses 2:4
  • O livro com sete selos
Apocalipse 5: 1 a 14
  • Os quatro cavalos e seus cavaleiros. " quatro selos "
Apocalipse 6:1 a 8
  • Os mártires de Deus " Quinto selo "
Apocalipse 6:9 a 11
  • O sexto selo " terremotos, chuva de meteoros, Eclipse "
Apocalipse 6: 12 a 17
  • As duas testemunhas darão as suas profecias
Apocalipse 11:1 a 12

A SEGUNDA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • Israel e invadida pelo anticristo
Apocalipse 12:6
  • O Anticristo no templo em Jerusalém
II Tess. 2:3-4 Daniel 9:27 S. João 5:43 Isaías 28:15-18
  • As duas bestas ( O falso profeta e anticristo )
Apocalipse 13
  • As sete pragas
Apocalipse 15 e 16
  • A Batalha do Armagedom (as nações contra Israel )
Zacarias 14:12-13 Apoc. 19:19
  • O espírito do demônio controlando os reis da terra
Apocalipse 16:13 e 14
  • Os reis do oriente marcham rumo a Israel
Apoc. 16:12 e 16
  • Uma chuva de meteoros de até 34 quilos cada
Apoc. 16:21 (um talento eqüivale a 34 kg ) S. Mat.24:29
  • As sete trombetas do juízo de Deus.
Apocalipse 8:2 a 12 - 9:1 a 13 - 11:15
  • A volta de Cristo com seus santos para livrar Israel
Ap. 19:11-26, 1:7, S. Judas 1:14 , S. Mat. 24:30-31

As sete trombetas do Apocalipse
(Capítulo 8)



A primeira trombeta
A terça parte da terra é queimada por saraiva e fogo misturado com sangue, onde a terça parte de toda erva verde e vegetais é queimada, plantas , o alimento do homem e dos animais no campos será queimado sua terça parte.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
A segunda trombeta
Um grande meteoro cai sobre o mar ardendo em fogo tornando em sangue a terça parte do mar, matando assim a terça parte dos peixes do mar, e destruindo a terça parte dos navios, submarinos, etc.; uma grande catástrofe, imaginem a terça parte das águas do mar se tornando em sangue, é uma parte incalculável, para aqueles que gostam de pescar no mar ou de comer peixes, eis aqui uma péssima noticia.
A terceira trombeta
Novamente a terra é atingida por um corpo celeste ardendo em fogo, isto mostra um descontrole no universo inteiro, onde satanás usará de todos os meios para atingir a humanidade, onde neste versículo a terça parte das águas dos rios e sobre as fontes das águas, tornando em absinto a terça parte das águas do planeta matando assim muitos homens. Nesta parte podemos ver a falta de água potável até para beber , isto será horrível.XXXXXXXXXXXXXXXXXX
A Quarta trombeta
Uma enorme escuridão toma conta da terra, onde a terça parte do sol, da lua e das estrelas não dão a sua luz, um eclipse jamais visto em toda a história da humanidade, satanás terá a escuridão como uma de suas marcas de governo, se Cristo é a luz do mundo, o Anticristo traz trevas para aqueles que não quiseram a luz de Cristo. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
 

 

(Capítulo 9)
CAPÍTULO 9
E O QUINTO anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.
E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.
E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.
E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.
E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.
10  E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.
11  E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom
A Quinta trombeta
Uma estrela caí sobre a terra, esta estrela é satanás que ira agir no corpo do Anticristo, que possui a chave do poço do abismo, onde estão presos os piores demônios , estes não fizeram parte da queda de Lúcifer Isaías 14:12-15, eles são muito piores que Lúcifer, por isso estão presos, em Judas 1:6, diz que não guardaram a sua habitação, e por isso Deus os reservou em prisões eternas, não quiseram ficar no céu, não gostavam de sua posição angelical, ao contrario de Lúcifer que quis conquistar o céu, eles serão soltos na grande tribulação para trazer tormento aos moradores da terra, a aqueles que não têm o selo do Deus vivo, eles são como gafanhotos destruindo tudo e perturbando a humanidade por cinco meses, estes demônios possuem rosto de homem, tem cabelos parecido com o das mulheres, o que demonstra ser comprido, possuem dentes de leões, possuem couraças de ferro, e caudas perecidos com o dos escorpiões.
Estes demônios são considerados os piores, pois até o nome mostra sua superioridade no reino das trevas, são chamados de rei do abismo Apocalipse 9:11, e como demonstração de tanta maldade, um anjo voa pelo céu avisando tamanho mal por três vezes, em Apocalipse 8:13, 9:12, 11:14, e ai, ai, dos moradores da terra.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
APOCALIPSE 9
14  A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.
15  E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
16  E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
17  E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.
18  Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
19  Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.
20  E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
A Sexta trombeta
É visto um anjo soltar quatro anjos que estão presos junto a Rio Eufrates, estes demônios irão comandar um exercito de duzentos milhões de demônios, ou seja cada demônio irá liderar cinqüenta milhões de demônios, uma verdadeira cavalaria infernal, estes são diferentes dos demônios soltos na quinta trombeta, eles são apenas quatro, comandando demônios que não estavam com eles, talvez irão comandar os demônios soltos na quinta trombeta, também existe a possibilidade de serem demônios que foram presos porque participaram da tentação de Adão e Eva no paraíso, que ficava próximo do Rio Eufrates, e por isso foram presos naquele local. Gênesis 2:14.
O Livrinho comido por João
(Capítulo 10)
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10  E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
Nesta revelação João recebeu ordem para comer o livro. ( Compare com Ez 2.8 e 3.3 ). Era doce e amargo. Tal é a palavra profética referente a estas coisas. Doce, porque fala de liberdade e de uma gloriosa consumação, mas depois de digerido, bem compreendido, revela amargura,os sofrimentos e os juízos que se ligam a este período.

As Duas Testemunhas
(Capítulo 11)
CAPÍTULO 11
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.
E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
1  E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
12  E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
As Duas Testemunhas
Na primeira parte da grande tribulação ( três anos e meio )  Deus irá  enviar as suas duas testemunhas para anunciarem o evangelho do Reino de Cristo durante o milênio São Mateus 24:14, este é  o mesmo  evangelho que João Batista pregava na primeira  vinda  de Cristo, ha quase dois mil anos, arrependei-vos porque é  chegado o reino de Deus São Mateus 3:2, este não é o mesmo evangelho  que pregamos  nos  dias  de hoje, e vendo desta  forma,  notamos  que existem dois evangelho:
·                     O Evangelho da graça São Marcos 16:15 Os crentes pregam a salvação através da graça de Cristo
·                     O Evangelho do reino São Mateus 24:14 As duas testemunhas irão pregar na grande tribulação
Em São Mateus 24:14 o Senhor Jesus Cristo diz: " E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as coisas. Então virá o fim. " , este evangelho do reino como já foi escrito, começou a ser pregado por João Batista, que estava preparando o caminho do Senhor, e ainda será pregado na grande tribulação pelas duas testemunhas procurando converter o coração dos pais aos filhos, Malaquias 4:6, agora uma pergunta poderemos fazer, se o evangelho do reino será pregado em todo o mundo, quem iria pregar, visto que só as duas testemunhas não conseguiriam fazer tudo isto, acreditamos que as pessoas que ouvirem a mensagem das duas testemunhas, também irão pregar que o reino de Cristo esta próximo, e isto irá acontecer no mundo todo, e assim aqueles que aceitarem esta palavra poderão até ser mortos pelo anticristo por aceitarem o reino de Cristo e não a marca da besta, mas aqueles que restarem da perseguição herdarão o reino de Cristo no milênio, e de acordo com as bem aventuranças de São Mateus 5: 3 a 12
Há quem diga que estas duas testemunhas não são pessoas, e sim uma profecia no sentido alegórico, mas então porque em Malaquias 4:5 diz que Deus enviará aos Judeus o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor, alguém poderá responder que Elias já veio através de João Batista, mas o que estava sobre João Batista era o dom de Elias, pelo contrario acreditaremos em reencarnação de espírito, o que é impossível segundo a bíblia, e também o Senhor Jesus afirmou que Elias que ainda não morreu, virá primeiro para restaurar todas as coisas São Mateus 17:11, isto disse o Senhor depois que João Batista morreu, portanto meu amigo leitor, as duas testemunhas não são alegorias e estarão a pregar o evangelho do REINO de forma literal.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
             Estas duas testemunhas, de acordo com a própria palavra, e com  o texto  de  Apocalipse, demonstra que ambas viram, vêem,  e  estão diante  de  Deus, pois não há outra forma de  testemunhar,  se a testemunha  não estiver diante da pessoa ou do fato  acontecido, com  isto concluímos que a identidade das duas testemunhas  é  de alguém que esta na presença de Deus.
Abaixo  iremos dar algumas opiniões do autor sobre  a  identidade destas duas testemunhas:
A PRIMEIRA TESTEMUNHA O PROFETA ELIAS
  • Deus Prometeu enviar o profeta Elias antes da vinda de Cristo, para converter o coração dos país aos filhos Malaquias 4:5-6 , mas alguém pode dizer que esta profecia de Malaquias se refere a João Batista, mas ele não converteu o coração dos país aos filhos, nem tão pouco ordenou que não chovesse, etc. , E João Batista não era Elias, e sim o dom de Elias estava sobre João Batista.
  • O Profeta Elias foi arrebatado em vida, e por isso ainda não morreu. II Reis 2:11
  • O Profeta Elias apareceu na transfiguração de Cristo junto com Moisés, onde Elias representava a profecia no velho testamento que apontava a vinda de Cristo em gloria São Mateus 17:3
  • O Profeta Elias fez muitos milagres que as duas testemunhas irão fazer. II Reis 1:10-11, I Reis 17:1
  • O senhor Jesus anunciou a vinda de Elias, mesmo após da morte de João Batista São Mateus 17:10-12
A SEGUNDA TESTEMUNHA ENOQUE OU MOISÉS
  • Moisés apareceu na transfiguração de Cristo assim como Elias, onde Moisés representava a Lei no velho testamento São Mateus 17:3
  • Moisés fez muitos milagres, que as duas testemunhas também farão. Êxodo 7:20, 9:9-10
  • Enoque assim como Elias, também foi arrebatado e não viu a morte. Gênesis 5:24
  • Enoque foi arrebatado antes do dilúvio, assim como Elias foi arrebatado antes do cativeiro babilônico
  • O motivo  de  apresentarmos três nomes, e  porque  não  queremos afirmar  nada,  e  sim  dar  algo  para  o leitor  ter  maiores conhecimentos sobre o assunto, mas uma coisa a bíblia deixa  muito clara, uma das duas testemunhas e o profeta Elias.
  • Algo para acreditarmos que a segunda das duas testemunhas seja Enoque é que ele ainda não morreu, enquanto Moisés já, mesmo sabendo que ninguém viu o seu corpo, a não ser o Arcanjo Miguel quando contendia com o demônio. Judas versículo 9
A Sétima Trombeta
A Sétima Trombeta
Apocalipse 11:15
Os vinte e quatro anciãos adoram a Cristo no céu por ter chegado a hora da vingança contra aqueles que tanto mal fizeram contra os profetas, apóstolos e a igreja de Cristo, este parece ser o momento em que Cristo irá dar o galardão a todos que venceram , a recompensa aos profetas, aos servos de Cristo, e aos santos que temeram ao Deus vivo. Apocalipse 11:18, eles louvam a Cristo, porque vêem também que o messias esta presta preparando o seu reinado na terra, os galardões mostra que é chegado o reino de Deus, que os crentes tanto oram na oração do Pai Nosso. São Mateus 6:10.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.
 
A Mulher e o Dragão
(Capítulo 12)

CAPÍTULO 12
E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
APOCALIPSE 12
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10  E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
11  E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
12  Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
13  E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
14  E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
15  E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.


Ao subir uma montanha, e olhar sobre a parte mais alta, poderemos avistar outras grandes montanhas, porem não veremos o vale que se esconde entre uma e outra montanha, os rios, arvores, cavernas, animas, etc.., que estão entre uma e outra montanha, e foi exatamente isso que o apostolo São João viu em apocalipse 12:1 a 6, é visto uma mulher vestida do sol , tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça, esta mulher é a nação de Israel e as doze estrelas são as doze tribos de Israel, a mulher deu a luz a um filho Vers. 5, e este filho que há de reger todas as nações com vara de ferro é Jesus Cristo nosso Senhor, o dragão do vers. 3 e 4 é satanás que ao cair do céu levou após si a terça parte dos anjos do céu, o dragão ao ver que a mulher ( Israel ) deu a luz a seu filho ( Jesus ) Satanás queria devorar a seu filho ( isto aconteceu quando Herodes mandou matar os meninos nascidas em Belém S. Mateus 2:16 a 18 ), acontece que nesta visão de São João Jesus Cristo nasce volta ao céu e logo em seguida a mulher ( Israel ) foge para o deserto onde começa o período de mil duzentos e sessenta dias, ou seja, metade da grande tribulação, como vemos o apostolo viu a tribulação começar logo após Cristo voltar ao céu, ele não viu este período de quase dois mil anos em que a igreja de Cristo esta sendo formada aqui na terra, na visão a tribulação começa sem a participação da igreja, pois ela nem mesmo existe nesta visão, a visão ignorou o tempo em que a igreja esta sendo formada, e assim como na visão das montanhas, o apostolo São João viu as setentas semanas de Daniel se cumprirem uma após a outra, sem interrupção, ele não viu o que havia entre a penúltima e ultima semana de Daniel 9:24-27, a visão não lhe mostrou o tempo que Deus reservou entre a volta de Cristo ao céu e o inicio da tribulação, pois entre o momento em que Cristo volta ao céu após sua ressurreição e o início da tribulação, existe um tempo, o tempo em que Jesus chamou de " tempos dos gentios " São Lucas 21:24, e o apostolo São Paulo chama de " Plenitude dos gentios " Romanos 11:25, e " dispensação da graça " Efésios 3:2 e 9 o chamado parênteses entre a 69º e 70º semana de Daniel , isto porque o objetivo de Deus nesta revelação é de mostrar que a tribulação ira acontecer com os Judeus, e não com a igreja, Satanás irá perseguir aos Judeus, assim como muitos outros já fizeram.
As duas Bestas
(Capítulo 13)
Texto
E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
11  E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
12  E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
13  E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
14  E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
15  E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
16  E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
17  Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
18  Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Nesta revelação, a besta que "emerge do mar" será o anticrito, o líder político, e a que "emerge da terra", será o falso profeta, aliado do anticristo, segundo alguns estudiosos, pode ser o papa ou um líder  de Israel ou dos judeus ainda espalhados pelo mundo.
O anticristo e o falso profeta instituirão a marca da besta que será equivalente o numero 666. A hipótese  do papa ser o anticristo se dar ao fato de que o anticristo não terá relações com mulheres (Daniel 11.37) e ainda por causa da frase em latim VICARIVS FILII DEI escrito na coroa papal que significa "o substituto do filho de Deus". A soma de todos os algarismos romanos sublinhados nesta frase é igual a 666!
A marca da besta já está presente no código de barras e será implantada na mão direita ou na testa por meio do microchip Os alunos verão na aula um documentário completo sobre o sistema do MICROCHIP!
Os 144 Mil Selados
(Capítulo 14)

1  E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
QUEM SÃO OS 144 MIL JUDEUS ?
Em Apocalipse 7: 1 a 8, fala de cento e quarenta e quatro mil Judeus sendo selados em suas testas como servos do Deus vivo, estes como diz a própria palavra de Deus são judeus, que nesta ocasião, estarão bem no início da grande tribulação, e Deus enviou quatro Anios com o poder de controlar a natureza para que nenhum vento soprasse sobre a terra ( 7:1 a 3 ), e estes quatro Anjos ordenam aos quatro Anjos dos quatro primeiros Selos de Apocalipse 6, para que não danifiquem a terra até que tenham selado os 144 mil Judeus; Acredito que este Judeus irão anunciar o Evangelho do reino por todo o mundo, até os confins da terra ( São Mateus 24:14 ) , na verdade este 144 mil Judeus são as primícias do Senhor, e na sua boca Deus não encontrou engano, pois são irrepreensíveis, Apocalipse 14:4, e por isso estão sendo selados, pois aceitam o plano de Deus, bem como o Messias, e por isso irão pregar o reinado do Messias aqui na terra.
Estes 144 mil Judeus não são aqueles que serão arrebatados, como muitos dizem acreditando ser a igreja de Cristo, isto não é possível, pois a igreja de Cristo não são Judeus, mas pessoas de varias línguas, povos e nações, e nem tão pouco a igreja é formada de apenas 144 mil pessoas, mas de milhares de milhares e milhões de milhões, Apocalipse 5:9 a 11, e estes Judeus passarão pela grande tribulação, mas enquanto eles são selados aqui na terra em Apocalipse 7:3, a igreja já esta nos Céus adorando a Cristo, como mostra Apocalipse 5:9 a 11, portanto estes não são em hipótese alguma a igreja de Cristo.
Em Apocalipse 14: 1 a 5, mostra novamente os mesmos 144 mil Judeus mas agora junto com o Senhor Jesus no céu, pois no versículo 3, mostra que eles estavam diante do trono de Deus, e como todos sabemos este trono esta no céu, neste momento os 144 mil Judeus já cumpriram com sua missão, e mesmo passando pela grande tribulação aqui na terra, não se contaminaram com religiões falsas e também não aceitaram a marca da besta, pois alguém que já foi marcado por Cristo certamente desprezará qualquer marca demoníaca. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
                                                                    CAPÍTULO 15
E VI outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.
E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.





O Cântico de Moisés e o Cântico do Cordeiro
(Capítulo 15)
Texto:
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.
No céu a Igreja vai cantar dois cânticos: o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro. O cântico de Moisés poderá ser o mesmo de Êxodo 15. Ou então o cântico de Deuteronômio 32, escrito e ensinado por Moisés (v. Dt31:22 ). E o cântico do Cordeiro é o apresentado  aqui (v.3,4).    
As Sete Taças
(Capítulo 16)

E OUVI, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
A Primeira taça
Apocalipse 16:1
Em Apocalipse 16 é ordenado a sete anjos que derramem sobre a terra as sete taças que contêm a ira de Deus, a partir deste momento, a terra que já esta sendo bombardeada por tanto mal, agora recebe a ira de Deus que vem sobre todos, no caso das sete trombetas, os males eram limitado, visto que afetaram apenas a terça parte das arvores, erva verde, do mar, dos rios e fontes das águas, do sol, da lua e das estrelas Apocalipse 8: 7 a 12, porém agora além de tirar o alimento dos homens, a ira de Deus toca no corpo do Homem, que recebe doenças, chaga mortal, feridas terríveis.VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV
            Quando o primeiro anjo derrama a sua taça sobre a terra, aparece uma doença feia e dolorosa sobre todos os que tem o sinal da besta, é importante notar que nem todos os que viverem na grande tribulação aceitarão o sinal da besta, e também devemos atentar que Deus esta derramando a sua ira, pois a tribulação é o tempo da ira de Deus sobre aqueles que rejeitaram o amor de Cristo, muita injustiça foi feita contra o povo de Deus por muito tempo, muitos cristãos morreram cruelmente, e agora é chegado a hora de se fazer justiça, O Deus todo poderoso diz, basta a tantas coisas erradas que os homens vem cometendo sem punição alguma, e por isso que vários mártires clamavam a Deus pedindo justiça Apocalipse 6:10, mas enfim chegou a hora do juízo de Deus Apocalipse 14:7, e todo aquele que recebe adora a imagem da besta beberá do vinho da ira de Deus Apocalipse 14:9 e 10.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
A Segunda taça
Apocalipse 16:3
O segundo anjo derrama a sua taça sobre o mar, que se torna em sangue, e com isso o que restou do mar, que já fora atacado em Apocalipse 8: 8-9, na Segunda trombeta, onde morreram a terça parte das criaturas do mar e a terça parte dos navios, agora morre toda a vida marítima que restou, o mar praticamente acaba, as baleias, golfinhos, tubarões, etc., uma perda incalculável, O mar que nesta ocasião é totalmente destruído praticamente nunca mais existirá, pois até mesmo no novo céu e nova terra e nem na Nova Jerusalém o mar existirá Apocalipse 21:1. Os peixes que nada tem a ver com o pecado do homem, agora passa a não existir. Vendo tudo isto para acontecer, podemos perguntar, onde estão os protetores da natureza, será que estes ambientalistas não percebem que o que destroi a natureza é o pecado do homem.
A Terceira taça
Apocalipse 16:4 a 7
Os rios e a fonte das águas se tornam em sangue, e aqui se torna claro o porque de Deus estar derramando sua ira sobre os homens, os pecadores que derramaram o sangue de profetas, apóstolos, difamaram pastores e missionários, mataram os crentes da igreja primitiva, os colocando nas arenas com bestas feras, para lhes servir de divertimento, derramaram o sangue de tantos inocentes, agora Deus lhes dá o sangue para beberem. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
            Nesta ocasião Deus mostrará que não se esqueceu quando Herodes mandou matar as criancinhas de Belém São Mateus 2:16, e também da terrível morte que sofreu João Batista São Mateus 14: 1 a 12, o sangue que fora derramado na morte de Estevão Atos 7: 59-60, da brutalidade com que os Apóstolos de Cristo foram mortos, tanto sangue derramado, mas agora o Deus todo poderoso fará justiça derramando sobre os pecadores a sua ira. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
A Quarta taça
Apocalipse 16:8
O sol é atingido pela ira de Deus para que seu calor venha a aquecer terrivelmente a terra a ponto aumentar de forma sobrenatural a temperatura da terra, no caso da quarta trombeta de Apocalipse 8:12, o sol apenas não brilhou, agora o sol é aquecido além do normal, o calor vai atingir a população da terra, e com isso as geleiras do Pólo Norte e da Antártida irão derreter e com isto o nível do mar aumentará, o que os cientistas anunciam para alguns anos em breve, porem a ação de Deus com sua ira irá abreviar os acontecimentos.
 
É importante notar que o mundo sofrerá terrivelmente com a quarta taça, doenças terríveis virão, pois o buraco na camada do ozônio já estará muito maior do que hoje e com isso muitos males atacarão a humanidade, além do calor insuportável que abrasará, queimará a pele dos homens, que mesmo passando por grandes males, não irão se arrepender do mal que fizeram, seus corações estarão ainda muito duro para poder adorar a Deus, isto nos lembra de Faraó no Egito, que depois de tantas pragas, ainda rejeitava permitir que o povo Judeu saísse do Egito para adorar a Deus. O homem é mal mesmo.XXXXXXXXXXXXX
 
 
A Quinta taça
Apocalipse 16:10-11
A ira de Deus é derramado sobre o trono da besta, e seu reino se torna em escuridão e grandes trevas, trazendo muita dor aos homens, a ponte de morderem sua línguas de tanta dor, isto mostra o qual horrível será o reinado da besta, como um líder pode ver o sofrimento do povo e mesmo assim continuar a conduzi-los a caminhos incertos, o que nos chama a atenção nesta quinta taça, e ver tantos líderes políticos e até mesmo religiosos vendo seus seguidores sofrendo, perdendo tudo que tem e mesmo assim não tem compaixão de seus seguidores, estes homens parecem ter o espírito das trevas, conduzindo o povo para a destruição eterna , e ao mesmo tempo notamos que o povo que segue a besta são terríveis de coração, parecem ter pedra no lugar de coração, como podem saber que Deus existe, e que esta a castigá-los com tanto mal, e mesmo assim blasfemam contra Deus, e teimam em não se arrepender de suas más obras, quantas pessoas hoje estão perdendo tudo que tem, e mesmo assim não se arrependem, encostam Deus na parede cobrando a prosperidade que lhes faltam, tudo isto já é um sinal do terrível coração de pedra que existirá na grande tribulação. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
A Sexta taça
Apocalipse 16:12 a 15
A Sexta taça é derramada sobre o rio Eufrates, este é um dos rios mais antigos mencionados na bíblia, era um dos quatro Rios próximo ao Jardim do Éden Gênesis 2:14, neste Rio foram presos quatro demônios Apocalipse 9:14, portanto é um rio muito importante na bíblia.mmmmmmmmmmmmmmmmm
 
O Rio Eufrates secou, para que se preparasse o caminho dos Reis do Oriente, nestes acontecimentos, espíritos imundos parecidos com rãs, enviados pela besta e falso profeta, começam a perturbar os reis da terra, os presidentes, ministros, líderes governamentais de todos os países para levá-los a uma guerra mundial contra o povo Judeu, irão dar seqüência ao que o Alemão Adolf Hitler começou a fazer na segunda guerra mundial matando seis milhões de Judeus, tentando exterminar o povo escolhido por Deus para herdar a terra.
 
Os reis do oriente são assim chamados porque são muito ricos economicamente, estes reis tendem a ser países localizados no oriente, que em nossos dias estão tomando conta da economia mundial, quando a economia destes países vão bem, eles compram a tudo e a todos, e quando vai mal, a economia do resto do mundo também caem, possivelmente serão países como a China, Japão, Coréia, Taiwan. Estes possivelmente farão acordos com o anti-cristo , estando até a financiar parte parte desta grande guerra.
 
Os reis do oriente irão se ajuntar no vale do armagedom, que também foi chamado de Megido, um grande vale localizado em Israel, que mede aproximadamente 30 kilometros de comprimento por 22 kilômetros de largura, uma grande planície que serviu de palco para as grandes guerras do passado de Israel, neste lugar há lembranças de muitas mortes e muito sangue derramado, II Reis 9:27, II Reis 23:29-30, e será neste mesmo lugar que todas as nações da terra serão destruídos de forma sobrenatural pelo poder do REI JESUS CRISTO.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
A Sétima taça
Apocalipse 16:17 a 21
Esta é a última das sete taças da ira de Deus, uma voz se houve no céu " Esta feito " isto demonstra a vitória de Deus sobre o pecado, enfim toda injustiça acabará, muitas vozes são ouvidas no céu, relâmpagos e trovões, e um grande terremoto acontece aqui na terra como nunca ocorreu desde que há homens sobre a terra, duas cidades são fortemente atingidas, uma destas cidades aqui é chamada de cidades das nações, esta cidade poderá ser o Vaticano, onde todas as nações do mundo, adoram um só homem, e dali saem doutrinas de adoração a idolatria, e com isso Deus se lembra da Babilônia lhe dando o vinho de sua indignação, esta Babilônia não é a cidade de Nabucodonossor que consta no livro de Daniel e no livro dos reis de Israel, este nome é dado a uma grande religião da terra da qual os grandes reis da terra, presidentes de países e a grande população do planeta se contaminaram, no Capitulo 18 de apocalipse fala da queda de Babilônia , onde é vista como uma prostituta, esta falsa religião que Deus chama de babilônia tem adulterado a palavra de Deus e a muitos anos enche o coração dos homens com sua prostituição, uma falsa fé, oferece aos ídolos a adoração que deveria ser toda de Deus, mas agora todo o céu contempla a queda da falsa doutrina, a falsa religião.

O maior impedimento para a salvação de Cristo tomar lugar no coração dos homens esta na Babilônia, a falsa fé, a religião que conduz os homens a idolatria e ao pecado, uma grande e poderosa religião dominou os tempos antigos e o presente século desviando a palavra de Deus do verdadeiro sentido bíblico, para mim esta Babilônia não esta encoberta, da para ver com muita clareza que é a religião católica, da qual Martinho Lutero, o grande protestante daquela igreja abriu os olhos de muitos a tantos anos ao declarar que a religião católica estava bem longe das verdades do evangelho de Cristo, esta babilônia cairá, e assim deixara de adulterar o evangelho de Cristo.
O Versículo 20 mostra a força do terremoto do versículo 18, onde todas as ilhas, aqui não diz algumas, mas todas as ilhas desapareceram da superfície da terra, afundaram, e montes não mais se acharam. Ilhas que hoje são ocupadas por pessoas famosas que com sua fortuna compram tudo, investem no luxo, viajam para bem longe dos mais humildes para não ver sua pobreza, ilhas que servem de rituais macabros e feitiçarias, cultuando a ídolos e demônios, estas e todas as ilhas irão submergir nas águas do oceano por causa da ira de Deus derramada na pelo sétimo anjo.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Para complicar ainda mais a vida daqueles que se negam a adorar a Deus e reconhecer seus pecados suplicando misericórdia a Deus, um chuva de pedras caem sobre a terra, uma saraivada de pedras que pesam cerca de um talento, que equivale a aproximadamente 34 kilos, uma chuva da ira de Deus sobre os homens, creio eu que não haverá guarda chuvas capaz de conter tamanhas pedras, que certamente destruirão carros, casas, ruas, rodovias, aviões, navios, cidades inteiras serão complemente destruídas pela ira de Deus que caem sobre a terra.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Nesta hora os homens novamente voltam a blasfemar contra Deus por causa da chuva de pedras, por causa da praga que é grandiosa, porque ao invés de reclamar e blasfemar contra o Deus altíssimo, os homens não adoram a Deus e se mostram arrependidos suplicando a sua misericórdia, não dá para entender como alguém pode ser tão mal, tão cego, possuir um coração tão duro, será que estes homens já não existem em nossos dias, será que não convivemos com eles, porventura não são até nossos amigos ou até parentes, não seriam aquelas pessoas que freqüentemente reclamam de tudo e de todos, perguntam diariamente do porque do rico e do pobre, do bonito e do feio, não seriam aquelas pessoas que cobram de Deus o sucesso financeiro, profissional e familiar, amigo leitor estas pessoas más existem em nossos dias, e a bíblia faz um alerta, ao invés de viver reclamando, adore a Deus e peça a sua misericórdia, para que você não seja mais um daqueles que irão beber da ira de Deus. MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
 

A Prostituta assentada na Besta
(Capítulos 17 e 18)

CAPÍTULO 17
E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.
E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;
E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

Explicação da prostituta e da besta:

E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
É o último império mundial, que já existiu, hoje não existe, mais se levantará e tornará a existir Apocalipse  17:8-9,  o  império Romano.

Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Roma é realmente uma cidade que está edificado sobre 7 montes .Os 7 montes de em que Roma se assenta são: Capitoline, Quirinale, Viminale, Palatino, Esquilino, Celio e Aventine

10  E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
11  E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.
12  E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.
13  Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.
14  Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.
15  E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.
16  E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.
18  E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

"As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher [Roma] está assentada; são também sete reis: cinco já caíram [não mais existem?]; um existe [JP II?]; e o outro [o 7° - Bento XVI?] ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo [morrerá ou será destronado?]. A besta [Império Romano do Ocidente] que era e já não é, é também o oitavo rei [Papa de Roma?], e é dos sete, e vai-se para a per dição." Apocalipse 17.9-11


Os 7 montes de Roma (em amarelo): Capitoline, Quirinale, Viminale, Palatino, Esquilino, Celio e Aventine

Um fato curioso, uma coincidência ou talvez a verdade. O papado deixou de ser um poder político desde 1798 quando o papa PioVI reinava sobre todas as províncias restantes [a Itália de hoje] do Império Romano do Ocidente. Passados 131 anos, em 1929, o Vaticano foi estabelecido cidade-estado dentro de Roma e o papado voltou a ser um poder político onde Pio XI se tornou o 1° chefe de estado. O novo papa Benedito (ou Bento) XVI é o 7° chefe de estado do Vaticano cujo primeiro-ministro é o cardeal italiano Tarcisio Bertone. Será o próximo papa um italiano que levará a própria Roma a ser destruída? Haverá realmente uma fusão política do Vaticano com Roma com o próximo pontífice? Irá realmente este papa para Jerusalém? A Grande Tribulação está se aproximando!

As Bodas do Cordeiro
(Capítulo 19)

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Quando  Cristo celebrou a Ceia junto com os Apóstolos,  o  Senhor revelou  sua  ansiedade de realizar a Grande Ceia  Nos  Céus  São Mateus  26:29,  ou seja uma Ceia com a participação de  todas  as pessoas que aceitaram a Cristo Jesus, isto e tão maravilhoso, que e também chamado de O Casamento De Jesus Cristo Com A Sua Igreja, a  quem o Apostolo São Paulo chama de Virgem Pura II  CORÍNTIOS 11:2 e a chama como alguém que anela por  vê-la CANTARES  2:13, Neste  dia todos estarão felizes, Deus nosso pai Celeste, Cristo Jesus  nosso Senhor,  o Santo Espírito de  Deus,  os  Anjos, os Apóstolos de Cristo, os Profetas, e todos os demais, pois se hoje ha quem goste de festa, onde existem muita beleza, imaginem  uma festa nos Céus, sob. a maravilhosa organização celeste, e se  num casamento o noivo esta muito elegante, imaginemos então o Senhor Jesus Cristo como estará ? ; E se a noiva num casamento terreno é muito linda, como estará maravilhosa a igreja de Cristo,  que estará com vestes brancas, puras Apocalipse 3:5, 7:9, 19:8, é bom lembrar o leitor que a beleza das vestes da igreja será conquistada aqui mesmo na terra, antes do arrebatamento, a qualidade está na Justiça Dos Santos, esta é a verdadeira roupa do Cristão Levítico 19:35 e 36, e purificada no sangue do cordeiro Apoc. 14:4, I São João 1:7.

APOCALIPSE 19
11  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12  E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13  E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14  E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
15  E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
16  E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
19  E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
20  E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21  E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.

A Guerra do Armagedom

            No final  da grande tribulação, acontecerá  a Guerra do Armagedom, que será literalmente a “ 3ª guerra mundial”. O anticristo, depois de quebrar o concerto que fez com Israel, reunirá as forças armadas  de países do  mundo inteiro  que irão concentrar-se aos arredores de Jerusalém afim de destruí-la. O Vale do Armagedom, que também se chama Megido, esta situado  em Israel, onde foi palco das grandes guerras dos Reis de Israel  no antigo  testamento. II Reis 9:27 e 23:29, Zacarias  12:11, Juizes5:19, e servirá como palco para este grande evento.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
Senhor irá reunir no Armagedom os povos do mundo inteiro para fazer  guerra  com Israel.
  • O país ao norte de Israel que é a Rússia ( Gogue ) 
Ezequiel 38:1 a 15 39: 1 a 6
  • Os reis do Oriente ( Japão, China, Coréia, etc. )
Apocalipse 16:12 e 16
  • Muitos povos com a Rússia.
Ezeq. 38:16 e 23, Zacarias 14:4, Joel 2:20
  • A guerra será contra Israel
Ezequiel 39:2
  • O Exercito dos povos do mundo inteiro estarão no Armagedom
Joel 3:2
  • O Armagedom se chamara " vale da multidão de Gogue"
Ezequiel 39:11 e 15

Quando  a guerra estiver no clima máximo, e todos os povos  da terra  estiverem  no vale do Armagedom, para enfim exterminar  o povo Judeu, o que o alemão Hitler já tentou fazer, e o povo judeu estiver em tamanho aperto, quando tudo parecer estar destruído  e acabado, os judeus irão clamar ao messias, Deut. 4:30,  Ezequiel 39:22,  e neste momento o acontecimento máximo terá enfim a  sua hora, pois o Cristo que foi rejeitado e morto pêlos Judeus, será enfim  aceito pelo seu povo, e então o Senhor virá para  socorrer Israel das garras do anticristo e todas as nações da terra. Apocalipse 19:14 a 16.
  • Os pés do Senhor estarão sobre o monte das oliveiras
Zacarias 14:4
  • A Igreja virá do céu junto com Cristo
Judas 1:14, Apocalipse 19:14, Zacarias 14:5
  • Todo o joelho se dobrara diante de Cristo
Salmos 86:9, Rom. 14:11, Filip. 2:10, Ap. 15:4
  • Todo olho o verá
Apocalipse 1:7
 O Senhor  irá guerrear com o anticristo, nesta hora  a  luta  do século,  do milênio, de todos os tempos, terá seu inicio, Cristo não expulsara o demônio, ele vai o desfazer por completo.
  • O Senhor aniquilara o demônio com o esplendor de sua gloria 
II Tess. 2:7-8
  • O Senhor irá esmagar satanás debaixo de seus pés.
Romanos 16:20
  • O Senhor irá prender a besta
Apocalipse 19:20

O Milênio
(Capítulo 20)

E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

O Milênio será um período de mil anos, após a Grande Tribulação, no qual Cristo reinará em Glória na Terra. Nesse tempo, Cristo tomará as rédeas do mundo e governará literalmente. Ele será Rei para sempre. Seu reinado será de paz, justiça e prosperidade conforme as promessas das bem-aventuranças no sermão do monte em Mt 5:3-10.No início satanás será preso.No final do milênio,satanás será solto e enganará muitas nações mas no final será destruído. 
Aspectos gerais do Milênio

ü  Haverá o julgamento das nações - Mt 25:31-32
ü  Israel receberá a Jesus como Messias -  Zc 12:10-11;13:6
ü  Os armamentos serão destruídos - Ez 39:9-10
ü  O grande enterro dos mortos - Ez 39:11-15
ü  Os homens serão poucos no início - Is 13:12
ü  A maldição será tirada - Is 29:17
ü  Não haverá surdez nem cegueira - Is 29:18
ü  O Mar Morto terá vida - Ez 36:29-30; 47:9-10
ü  Não haverá doenças - Is 29:17-19;35:5-6
ü  A idade será prolongada - Is 65:19-20
ü  A morte será em pequena escala - Is 65:20
ü  Todos conhecerão a Cristo no milênio - Mt 24:14;Is 9:11
ü  Os crentes que morreram no período da Grande Tribulação serão ressuscitado.  Ap 20:4,5
ü  Cristo será reconhecido como Rei dos reis - Ap 19:16
ü  No Milênio não haverá mais guerra entre as nações - Is 2:4 e Mq 4:
ü  Jerusalém será a capital do Reino - Is 2:2-3
ü  As pessoas edificarão casas e cultivarão  - Is 65:21-23
ü  Os animais serão dóceis  - Is 11: 6-9
ü  Cristo reinará sobre o mundo – Ap 11:15
ü  Israel possuirá toda a terra prometida – Gn 15:8; 17:7-8
ü  Israel será reconhecido como cabeça - Zc 8:23
ü  No fina satanás será solto - Ap 20:7-9
ü  Enganará as nações
ü  Será lançado no lago de fogo - Ap 20: 10

Características básicas
ü    O método de interpretação da bíblia é literal
ü    O reinado de Cristo acontece literalmente aqui na terra, após a segunda vinda e a batalha do armagedom, no final da grande tribulação
ü    O Reinado de Cristo será estabelecido de forma dramática por meio da sangrenta guerra do armagedom, sendo o oposto do Pós-milenismo e amilenismo, que acreditam num reinado conquistado paulatinamente.
Juízo Final
11  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

O Juízo Final será estabelecido após o milênio, depois da prisão eterna de satanás e da destruição da terra “de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.Será o dia em que a humanidade prestará contas de todos os pecados inconfessados diante daquele estará assentado sobre o Trono.
 Nesta ocasião todos aqueles que morreram sem Cristo, sem aceitar o amor de Deus, sem rejeitar o pecado, serão julgados por tudo que fizeram,
Todos  os mortos sairão do sepulcro, ou do lugar onde morreram, para ajustar contas com o Deus todo Poderoso, o mar, a terra e o inferno dará os mortos que neles houver, neste momento,  não haverá misericórdia, piedade, amor, etc., pois se fará justiça, e  todo aquele que não possuir o seu nome no livro da vida,  será lançado no lago de fogo, Apoc. 20:15, onde já estará a besta e o falso profeta ( satanás e seus anjos ) Apoc. 20:10.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Aspectos gerais

Cristo será o Juiz At 17:31
A Esposa o auxiliará lCo 6:2                                                           
Quem será julgado?
Os mortos A20:12-13, pessoas de todos os tempos, desde Caim até o último que morrer fulminado pelo fogo no final do Milênio.
Os anjos caídos ICo 6:3;2 Pe 2:4;Jd 6.
Como serão julgados?
Por meio da Palavra
Através do livro das obras e do livro da vida Ap 20:12
Todos darão contas de suas próprias palavras no Juízo final Mt 12:35-36
Qual será o final dos que forem julgados?
Serão lançados no Lago de Fogo e serão atormentados para todo o sempre.

Novos Céus e Nova Terra e a Nova Jerusalém Celestial
(Capítulo 21e 22)


E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

 Após terminar o grande julgamento do juízo final, haverá uma nova vida aqui na terra ( na Nova Terra ), a Nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar  para todos os que o amam, irá descer do céu, junto  com toda  a sua beleza, água viva, ruas de ouro, árvore da vida,  uma beleza sem  fim , onde estaremos com o Senhor  para  sempre, desfrutando do seu amor. Apocalipse 21:10.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX vvvvvvvvv
 
A NOVA JERUSALÉM DESCERÁ  AQUI  PARA A TERRA

A Nova Jerusalém é o lugar que Cristo Jesus tem preparado para todos aqueles que guardam a sua palavra, pessoas que assim como o Senhor, tem humildade e muito amor, é nesta cidade celeste que todos os Cristãos irão morar eternamente, porém esta cidade não estará no céu, e sim aqui na terra, em Apocalipse 21:2 o apostolo São João vê a Nova Jerusalém descendo do Céu da parte de Deus, e no versículo 3 diz ," Agora o tabernáculo de Deus esta com os Homens, Deus habitará com eles " , na verdade os Cristãos irão subir ao céu no arrebatamento da igreja, e lá permanecerão por sete anos, que é o tempo que irá durar a grande tribulação aqui na terra, depois a igreja volta a este mundo, junto com o Senhor Jesus Cristo que irá vencer a besta do apocalipse, e a Igreja reinará com Cristo por mil anos aqui na terra, logo a seguir vem o julgamento do trono branco, e a seguir é Deus quem desce aqui na terra para viver com os homens, Deus vai trazer o tabernáculo celeste, que é a Nova Jerusalém para junto dos homens aqui na terra, vendo desta forma poderemos dizer que : Não vamos morar no céu com Deus, mas Deus trará o céu até nós para morar conosco. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

O MAR NÃO MAIS EXISTIRÁ
De acordo com o texto acima, a bíblia afirma que no Novo Céu e Nova terra, o mar não mais existirá, de fato toda vida marítima foi extinta quando o Segundo anjo derramou sua taça com a ira de Deus sobre o mar em Apocalipse 16:3, quando ocasionou a morte de todos os seres viventes no mar, devido as águas do mar se tornarem em sangue, depois deste desastre , a bíblia não menciona que Deus teria criado novamente o mar e com isso a vida marítima destruída na grande tribulação.Na eternidade futura não existirá baleias, tubarões, golfinhos, e outros seres vivos que vivem no mar, que possui água salgada, e a Bíblia não menciona que Deus teria criado novamente a vida marítima após sua destruição, como vemos a vida eterna é algo que não dá para imaginar mesmo.
Como seria o planeta terra que agora será totalmente novo, sem o mar, sabendo que hoje as águas dos mares e oceano ocupam a maior parte da superfície da terra, existem até mesmo aqueles que chamam a terra de planeta água, vendo desta forma a área habitável da Nova Terra de Apocalipse 21:1, poderá ser muitas vezes maior que o atual, mesmo se a Nova terra tiver as mesmas dimensões do atual planeta.
O TAMANHO DA NOVA JERUSALÉM
A Nova Jerusalém tem o formato de um cubo, ou seja, possui a mesma medida em todos os lados, e mede 12 mil estádios de todos os lados, sendo que um estádio corresponde a 180 metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente 2.160 Km ( Dois mil, cento e sessenta Quilômetros ) de cada lado da cidade e 4.665.600 ( Quatro milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, e seiscentos ) Quilômetros quadrados , para se ter idéia do tamanho da cidade, iremos compará-la com a cidade de São Paulo, que é considerada uma das grandes cidades do mundo.
São Paulo possui 1.493 KM2 ( um mil, quatrocentos e noventa e três Quilômetros quadrados, e comparando com as medidas apresentadas em Apocalipse 21:16 e 17 , a Nova Jerusalém corresponde a aproximadamente 3.124 ( Três mil, cento e vinte e quatro ) vezes a cidade de São Paulo.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
Os alunos  verão o tamanho da Nova Jerusalém em relação a Lua e ao globo terrestre na nossa aula prática através do projetor de imagens. Por isso ninguém deverá perder.

A NOVA JERUSALÉM, O NOVO CÉU E A NOVA TERRA
A Nova Jerusalém poderá ser somente uma cidade sobre a nova terra que o apostolo São João viu em Apocalipse 21:1, pois assim diz a passagem bíblica " Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra já passaram, e o mar já não existe " , sendo assim a Nova Jerusalém não seria o único lugar onde os salvos pudessem estar, mas sim o chamado Tabernáculo de Deus na terra, havendo habitantes também em outros lugares da nova terra, e que o tamanho da Nova terra mencionada nesta parte de Apocalipse será muito maior que o tamanho da Nova Jerusalém, não dá para imaginar o novo planeta com tamanho tão inferior ao do atual , e também temos que considerar que na Nova terra não existirá o mar, que hoje ocupa a maior parte da superfície da terra, e sendo assim o número de pessoas na Nova terra poderia ser muitas vezes maior que neste mundo, porém isto é apenas uma possibilidade, e sendo assim, não conseguiremos jamais ter cálculos aproximados.
A  ALTURA  DA CIDADE
Outra coisa a ser observada é do porque a cidade tem sua altura tão extensa, com 2.160 Km de altura, daria para se fazer varias cidades uma em cima da outra e sobraria espaço para muita coisa, a cidade poderia ter andares, vários pisos, porem tudo isto são hipóteses, a bíblia não dá as respostas para tais perguntas.
Obs:Os alunos do seminário verão através do projetor de imagens a altura da Nova Jerusalém em relação ás nuvens.
O NÚMERO APROXIMADO DE  HABITANTES
São Paulo com 1.493 KM2 possui uma população de 9.480.430 habitantes ( Obs: este número já está ultrapassado, isso é só um exemplo ), e proporcionalmente, não biblicamente, e nem que isto acontecerá de fato, mas proporcionalmente a Nova Jerusalém que é 3.124 vezes maior que São Paulo poderia ter 29.616.863.320 habitantes, mas se levarmos em consideração que a Nova Jerusalém é apenas uma cidade na Nova Terra de Apocalipse 21:1, o número de salvos poderá ser muito maior e incalculável, e jamais serão apenas de 144 mil, como afirmam algumas religiões, que interpretam erroneamente os capítulos 7 e 14 de Apocalipse.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmm xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A NOVA JERUSALÉM  É UMA  CIDADE  BEM PLANEJADA
Em apocalipse 21:2 e 10 o Apostolo São João vê a Nova Jerusalém , a expressão " que de Deus " mostra que esta linda cidade é uma arquitetura divina, Hebreus 11:10, nem a mais bela cidade deste mundo pode ser comparada com a Nova Jerusalém, uma cidade bem planejada, nela não haverá enchentes, buracos na rua, favelas, etc. e tudo aquilo que nossos olhos estão acostumados a ver.
 " As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. "  
·                     AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU. Ao viajarmos para uma linda cidade nos Estados Unidos da América, Europa, ou Japão, nossos olhos poderão contemplar belezas, a ciência multiplicada, a tecnologia muito avançada, prédios que parecem tocar nos céus de tão alto que são, poderemos ver o metro do Japão, os Jardins da França, as belas cidades americanas, os Rios limpos sem poluição de uma cidade bem organizada, porém nada disso se comprara com a beleza, organização, arquitetura moderna, da Nova Jerusalém de Deus, pois o pai celeste tem preparado algo muito melhor do que aquilo que nossos olhos podem contemplar, é como compensar os pobres que não podem viajar pelo mundo todo, e contemplar cidades limpas e modernas, os ricos e famosos hoje podem até se deliciar com suas viagens, porém Deus tem feito algo muito melhor, tenho certeza que nenhuma cidade possui um rio tão belo quanto o rio da vida que corre sobre a Nova Jerusalém Apocalipse 22:1, o rio mais limpo deste mundo não possui sequer água potável, que se possa beber antes de um verdadeiro tratamento, mas o rio que corre sobre a Nova Jerusalém além de possuir a água mais pura que qualquer outra, ela procede do trono de Deus, uma verdadeira cocheira Santa, isto eu posso garantir que nenhum olho aqui na terra conseguiu contemplar. Hoje poderemos ver em fotos ou até no próprio local, cidades com belas praças e jardins, tal como na França, um jardim tão belo que muitos quando passam por ele chegam a dizer " Isto mostra a grandeza de Deus "
·                     O OUVIDO NÃO OUVIU. Ouvimos falar que em algumas cidades da Europa não existe a fome, em outras cidades podemos dormir com as portas abertas e não seremos assaltados, podendo até deixar as chaves do carro no contato do mesmo e ninguém irá roubá-lo, isto para nós são ótimas notícias, desejamos sim morar em tais cidades, viver a tranqüilidade que estas cidades proporcionam, porém queridos leitores, o que Deus tem preparado para nós na Nova Jerusalém, é algo que nunca ouvimos falar, para ser mais exato, não existe em nenhum lugar no mundo , a cidade mais segura deste mundo não proporciona tanta segurança quanto a cidade que vem de Deus, o dinheiro existente no mundo inteiro não pode proporcionar segurança contra terremotos, maremotos, vendavais, frio exagerado, calor insuportável, enchentes, porém tudo isto Deus dará a aqueles que o amam.
·                      E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM. Deus tem preparado para aqueles que irão morar na Nova Jerusalém algo que nenhum cientista pensou, eles se quer conseguiram imaginar o que Deus fará , quanto mais realizar aqui na terra, O Senhor Jesus Cristo quer nos levar para um lugar muito acima das nossas condições, a ponto de declarar que o que mais bem sucedidos cientistas deste mundo conseguiram se quer imaginar, isto Deus fará para aqueles que amam a Deus.
o melhor arquiteto do mundo não conseguiu imaginar, não subiu em seu pensamentos algo tão maravilhoso como o que Deus tem feito na Nova Jerusalém, a mente de Deus esta muito acima da mente humana. XXAs características da Nova Jerusalém:
·         Possui muitas moradas, todos podem ir morar lá
São João 14:1 a 3
·         A cidade brilha e resplandece como a glória de Deus
21:11
·         Possuem muros grande e alto
21:12
·         Na cidade existe doze portas com o nome das doze tribos de Israel
21:12
·         No muro da cidade existe doze fundamentos e neles  o nome dos apóstolos
21:14
·         A cidade é quadrangular, parecido a um cubo
21:16
·         Os muros são de jaspe
21:18
·         A cidade é de ouro puro
21:18
·         Na cidade não tem  templo ou igreja
21:22
·         Não haverá sol ou lua pois a glória de Deus é quem ilumina a cidade
21:23 e 22:5
·         Não haverá noite
21:25 e 22:5
·         Uma cidade com um rio de águas cristalinas, que tem a água da vida
22:1
·         Nesta cidade  existe uma praça, que fica as margens do rio
22:2


Fontes de consulta:

         Esta apostila foi elaborada através de pesquisa em diversos artigos, dentre eles, alguns constantes nos sites abaixo:
v  COHEN,Armando Chaves. O Apocalipse.2ed, Sião, Brasília – DF,1985
v  MATOS, Alderi de. Bíblia de Estudo Vida.Vida.2 ed. São Paulo, 1998.
v  MACEDO, Edir. Os Cento e Quarenta e Quatro Mil Assinalados.Plenitude,nº141.fevereiro. ano 26 ,2007
v  McNAIR,S.E. a Bíblia Explicada.4ªed.CPAD, rio de Janeiro, 1983
v  Bibliografia virtual:
v  http//www.apocalipse.com.br
v  Apontamentos diversos do autor


 
De tudo o que eu li, selecionei vários trechos que julguei importantes, fazendo a composição desta apostila, ligando “as pontas” para dar sentido ao contexto geral (ao encaixar um trecho no outro), haja vista que são artigos de vários autores diferentes, embora também faço comentários próprios em alguns temas.

O autor deste estudo crê e vive tudo o que nele  foi  escrito, espera o arrebatamento da igreja como o grande acontecimento  de sua vida, tem o seu coração voltado para o seu maior tesouro  que é o gozo de seu Senhor na Nova Jerusalém. ( S. Mat. 6:21 ).eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrEscatologia
“Baseado  no Livro do Apocalipse”

Introdução
O tremo “ESCATOLOGIA”, quer dizer “ESTUDOS DAS ÚLTIMAS COISAS”. Já apalavra “APOCALIPSE”, no grego “APOKALYPSIS”  e no latim”REVELATIO”, significa expor à vista, descobrir uma verdade que está se acha oculta. Portanto, o APOCALIPSE do Apostolo João é a REVELAÇÃO DE DEUS AOS HOMENS ( Ap 1:1 ), é Jesus Cristo revelando ou esclarecendo algo para  nossa instrução (1Pe 1:7,13 ).
O livro do APOCALIPSE está dividido em três partes:

“ Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer” ( Ap 1:9 )

1 ªParte. As coisas que tens visto, as que João presenciou na revelação do Senhor glorificado ( Cap 1 ).
2ª Parte. As que são, as coisas existentes nas sete igrejas da  Ásia Menor, no tempo em que João deveria escrever o livro ( Caps 2 e 3 ).
3ª Parte. As que depois destas hão de acontecer, as coisas futuras constantes nos Caps 4 a 22.

As Igrejas da Ásia
(Capítulo 1 a 3)

Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.” ( Ap 1:9 )

João , o Apóstolo,  foi preso e exilado à Ilha de Pátimos por Domiciano, Imperador Romano, mais ou menos no ano 96 dC. E, após a sua libertação por Nervas, o novo Imperador, regressou a Éfeso de onde escreveu o livro, o qual deveria ser enviado às setes igrejas locais da Ásia Menor: a Éfeso ,Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sárdes, Filadélfia,  e Laodicéia ( Ap 1:11 ).
Também, palas mesmas Cartas, Cristo apresenta-se a Sua  Igreja Universal em seus sete períodos dispensacionais, correspondendo cada Carta a um período referente.  

IGREJAS
SIGNIFICADO
PERIODO
ÉFESO
DESEJÁVEL
33 d.C À 100 d.C
ESMIRNA
AMARGURA
100 d.C À 313 d.C
PÉRGAMO
CASAMENTO
313 d.C À 476  d.C
TIATIRA
SACRIFICIO
476 d.C À 1517 d.C
SARDES
REMANESCENTE
1517 d.C À 1648
FLADÉLFIA
AMOR  FRATERNAL
1648 d.C À Atual
LAODICÉIA
DREITO DO POVO
Atual

Nos capítulos 2 e 3,nos mostra Jesus dirigindo-se a cada líder e sua respectiva igreja através das cartas redigidas por João.O que nos chama atenção é o fato de Cristo Jesus ao dirigir-se à essas igrejas, Cristo apresenta a cada uma delas no caráter mais adequado  à condição  e crise espiritual em que se encontravam. As Igrejas – Todas estas igrejas foram fundadas pelo apóstolo João, com exceção a de Éfeso, que foi fundada pelo apóstolo Paulo na sua terceira viagem missionária. Contudo, João havia pastoreado Éfeso antes de ser exilado em Pátimos,sendo João a coluna destas igrejas, recaio sobre ele a missão de escrever as Sete Cartas.
Símbolos e Enigmas do Apocalipse
1. os sete espíritos de Deus (Ap 3:1):
Os setes Espíritos são: ( 1) o espírito do Senhor, (2 ) espírito de sabedoria, (3) e de entendimento, (4) o espírito de conselho,(5) e de fortaleza,(6) o espírito de conhecimento,(7) e de temor do SENHOR.Isaías 11:2
2. as sete estrelas ( Ap 1:20 ) : “As sete estrelas são os anjos das sete igrejas,”
3.os sete castiçais ( Ap1:20 ) “os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”.

A representação do Cristo glorificado em Ap 1 : 13 ao 16
·         Vestido até aos pés de uma roupa comprida,e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.- exemplificando: "Tu eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque."  (Hebreus 7 : 17)
·         E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve – Exemplificando- O como  o Pai da Eternidade Is 9:6
e os seus olhos como chama de fogo;
·         E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, Representando -  “ Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz” ( Romanos 10:15 )
·         E a sua voz como a voz de muitas águas.- Fala de Sua Soberania sobre as Nações
·         E ele tinha na sua destra sete estrelas; - Fala de Sua Soberania sobre a Igreja
·         E da sua boca saía uma aguda espada de dois fios;-Exemplificando-O como a Espada do Espírito que é a Palavra( Ef 6:17)
·         E o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.Exemplificando-O como o Sol da Justiça

A Visão do Trono de Deus
(Capítulo 4)
Depois  que finda as revelações das  setes Cartas  aos anjos  das igrejas da Ásia, João passa a receber as revelações que “ depois destas hão de acontecer”. Os capítulos 4 e 5  mostram a glória  de Deus  e do Cordeiro no Trono. Vamos concentrar nossa atenção nas principais personagens dessa revelação:
Os 24 Anciãos
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
10  Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11  Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

O Trono de Deus é mencionado pelo menos 38 vezes no livro do Apocalipse,  e em todas elas falando da Soberania de Deus  e do Seu domínio sobre os reinos da terra. Nesta revelação, o que nos chama atenção, são os vinte e quatro tronos e os vinte e quatro anciãos  que se assentam sobre eles ao redor do Trono de Deus.Estes vinte e quatro anciãos, a quem representam?Não podem ser anjos:anjos nunca se veêm sentados sobre tronos, nem são coroados, nem podem cantar o cântico da redenção.Há somente um sentido possível:representa os remidos, os santos na glória.Mas  por que vinte e quatro?Alguns teólogos sugere tratar-se de uma alusão às 24 turmas de sacerdotes do templo (1Cr24 ), porém, a melhor aceitação sobre os vinte e quatro anciãos é a seguinte: Os vinte e quatro anciãos nesta revelação é uma representação  das 12 tribos de Israel como o povo de Deus no Antigo Testamento, e dos12 Apóstolos de Cristo, representando o povo de Deus Novo Testamento.
Vestidos de vestes brancas:Isso também representa  a santidade  e a pureza dos servos fiéis.As únicas vestimentas adequadas aos vencedores
Os 4 seres viventes
E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre.

Quem são estes quatro seres viventes?Nesta revelação, os quatro seres viventes faz parte de uma ordem angelical muito elevada nos céus, as dos querubins.Sobre estes as visões de Ezequiel são muito importante, pois também falam  de quatro seres viventes com quatro rostos diferentes, as mesmas que João viu aqui ( Ezequiel 1:5-14). Ezequiel chama estes seres viventes de querubins (Ezequiel 10:9-17), além de mostrar  que a função deles diante de Deus é a de defender e levar o Trono de Deus conforme o querer do Soberano.Não podemos confundir estes querubins com os serafins de Isaias 6. Nesta visão, os querubins têm quatro asas enquanto em Isaias 6, os serafins têm seis. Nesta visão, João viu os seres viventes com a semelhança das seguintes criaturas:

Leão:O mais forte predador, considerado o rei dos animais – Símbolo da realeza
Novilho: Em Ezequiel, o boi.O animal mais forte entre os quadrúpedes domésticos.
Homem:A figura do homem  fala da força acrescido da inteligência
Águia:A maior de todas as aves dos céus,nos lembra rapidez e visão.

Podemos notar nestes quatro seres viventes que eles trazem junto ao Trono de Deus a representação da criação. O elemento mais forte  na classificação das espécies está ali representado, isso fala da adoração de toda a criação.
O interessante nisso tudo é que freqüentemente tem sido notado como estas criaturas viventes corresponde a siguinificação dos quatro evangelhos e à sua apresentação de Cristo. Assim, em Mateus, o evangelho do Reino,vemo-lo como o Leão  da Tribo de Judá;em Marcos, o evangelho do Servo perfeito,vemo-lo como o paciente boi,servindo a vontade de Deus e a necessidade humana;em Lucas vemos o semblante de um homem, porque é  o evangelho do Filho do Homem; e em João, o evangelho celestial,vemos a águia voando!


O Livro selado
(Capítulo 5)
Esta visão fala-nos do livro selado, e quem pode abri-lo.
1  E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

 Afinal, que livro é este? Muitos têm ensinado que o livro selado representa os documentos da herança universal que Cristo há de receber,mas não temos base bíblica para afirmar isto positivamente.
O que sabemos do livro é: que estava na destra de Deus; que estava fechado;que estava selado;que quando o Cordeiro o tomou,houve ao abrir de cada selo,uma nova revelação profética.por isso podemos concluir que o Livro continha a declaração dos fatos que deveriam acontecer: fatos estes que somente Cristo tinha o direito de revelar.Seis dos selos abrem-se sessuscivamente no capitulo 6 e o sétimo no capitulo 8.

OS SETE SELOS DO APOCALIPSE
(Capítulo 6)
Neste capítulo começa a grande tribulação na terra, demonstrando grande mal, o planeta e seus moradores começam agora a sentir a falta dos cuidados de Deus, e por terem provocado a Deus durante tanto tempo, achando que ele não puni o erro, agora Deus derrama toda a sua ira sobre aqueles que recusaram o amor de Cristo, e ignoraram sua morte na cruz Apocalipse 6:16, como veremos a seguir.
O Primeiro Selo: O Cavaleiro do cavalo branco
E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

Nesta revelação é dada uma coroa para o cavaleiro do cavalo branco, que saiu vitorioso e para vencer,alguns dizem que este cavaleiro é o mesmo Jesus Cristo que aparece em  Apocalipse no capitulo19, todavia, este não pode ser Jesus Cristo, pois é ele quem abre o Selo, este é o Anticristo que será o grande vencedor na tribulação, o fato de ele está  sobre o cavalo branco, diz que ele será o grande mentiroso, fazendo-se parecer Deus, fará acordos de paz com Israel, e os judeus, enganados, o receberão livremente. Daniel 9:27, Isaías 28:15.
O Segundo Selo: O Cavaleiro do cavalo vermelho
E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.
APOCALIPSE 6
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Este cavaleiro vem junto com o Anticristo, é uma das más companhias do inferno, ele vem piorar a vida dos moradores da terra, além dos dias difíceis pelo qual os homens estarão passando com tantos males, agora este que pelo jeito é um ministro de confiança do Anticristo, faz com que os moradores da terra percam a última gota de paz que lhes restam, chegando a matar uns aos outros.
O Terceiro Selo: O Cavaleiro do cavalo preto
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
Este cavaleiro vem trazer a fome à terra, o caos será tão grande que nesta revelação é anunciada o preço dos alimentos,isto para mostra quão terrível será a fome na Grande tribulação.O trigo e a cevada, gêneros essenciais  no mundo antigo, seriam vendidos a preços exorbitantes. As pessoas gastariam todo o salário de um dia em troca  de alimentos suficientes para mantê-las vivas. 
O Quarto Selo: O Cavaleiro do cavalo Amarelo
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
Este cavaleiro vem trazer a morte de maneira trágica através de doenças e da própria fome causado pelo cavaleiro anterior. O fato da cor do cavalo ser amarela, fala da anemia, doença que deixa a pele da pessoa amarelada, a fome e as doenças trazidas por este cavaleiro levará à óbito um quarto dos habitantes da terra, isto é o mesmo que 25% ( vinte e cinco por cento ) da população do planeta! 
O Quinto Selo: Os primeiros Mártires de Cristo na grande tribulação Apocalipse 6:9
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11  E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Este selo mostra a situação dos mártires que serão mortos na primeira fase da  grande tribulação, estes morreram porque testemunharam a palavra de Deus em suas vidas, e rejeitaram a marca da besta. Estavam  clamam por justiça divina, porem recebem uma palavra para repousarem até outros de seus irmãos sejam mortos da mesma maneira, ou seja, assim como eles, ainda havia um número pessoas lá embaixo que também deveria morrer por amor ao Cordeiro. Em Ap 7:13 e 14 nos fala sobre como estas pessoas estão saído da grande tribulação na terra e entrando no céu:

13  E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
14  E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

O Sexto Selo: A terra atingida por uma chuva de meteoros Apocalipse 6:12
12  E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
13  E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
14  E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

Em apocalipse 6:13 mostra um grande terremoto na terra, imagino que este terremoto seja muito grande, maior talvez que todos os que já aconteceram , não é um simples terremoto; Neste mesmo momento o sol se torna sem luz, um grande eclipse, escurece toda a terra , e ao mesmo tempo, a terra atingida por corpos celestes, não se trata de estrelas no sentido literal da palavra, pois existem estrelas muitas vezes maiores que a terra, e as que não são maiores são muito grande, mas aqui deixa claro quando diz : " Como a figueira lança de si os seus figos verdes " não é a figueira e sim os figos, partes de estrelas, meteoros, que serão capazes de causar grande destruição no planeta, causando grande terremoto no planeta inteiro e até mesmo afundando ilhas.
No final da grande tribulação haverá novamente uma chuva de meteoros, uma saraivada, pedras que pesavam cerca de um talento, que corresponde a aproximadamente a 34 Quilos cada pedra, onde os homens irão blasfemar contra devido a grande praga da chuva de saraiva.

O Inicio da Grande Tribulação
(Capítulo 7)
               
E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;
Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados;
Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;
Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

Os cento e quarenta e quatro mil estarão imunes  a toda destruição da grande tribulação.Antes mesmo do inicio das catástrofes aconteceram na terra quatro anjos surge para selarem os cento e quarenta e quatro.Uma das coisas mais importantes, a nosso ver, nessa visão de João, com respeito a selagem dos filhos de Israel, é a falta de uma das tribos..Entre todos os filhos de Israel, apenas a tribo de Dã não está relacionada entre os selados. Por quê? Observe que Manassés , filho de José, neto de Israel, substituiu Dã.
No contexto geral, Dã foi a tribo que mais se corrompeu co a idolatria, tornando-se verdadeira maldição para o povo de Israel.
No capítulo 18  do livro dos Juízes, do versículo 14 ao vercicuo31, fala da corrupção espiritual da  tribo de Dã, pois as imagens roubadas que levaram para si veio a servir como laço de queda do reino a das  dez tribos  de Israel.
Séculos mais tarde, Jeroboão deu continuidade idolatria, exatamente no mesmo lugar, como está escrito:
“Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.”(1Rs12:28-30 )

Assim, a tribo de Dã tornou-se para  si mesmo e para Israel, exatamente o que Jacó havia profetizado a seu filho Dã quando disse:
“Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.” ( Gn 49:17 )
 A substituição da tribo de Dã  pela tribo de Manassés deve também ter esse sentido, pois o anticristo  deverá ser um judeu e, naturalmente, pertencer a uma das tribos de Israel. A tribo de Dã é justamente aquela que tem todas as características para gerar o anticristo. Não foi a toa que Jacó, seu pai, o chamou de serpente e víbora.

A Grande Tribulação
E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

A  grande tribulação terá seu inicio logo que a igreja de  Cristo seja arrebatada aos céus, e se prolongando por um período de sete anos  , ate que Cristo volte a terra na companhia de seus  Santos para vencer o anticristo, o falso profeta e as nações e cidadãos ímpios.
A  grande  tribulação  e  um  período  que  Deus  reservou   para repreender e castigar a nação que rejeitou e crucificou a  Cristo São João 1:10-11.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                                                                                                          
A GRANDE TRIBULAÇÃO É TAMBÉM CHAMADA DE :

  • Última semana de Daniel
Daniel 9:24-27
  • Tempo da angustia de Jacó
Jeremias. 30:7 Sofonias 1:15
  • Ira futura
I Tessalonicenses. 1:10 e 5: 9 - Apocalipse 6:16 e 17
  • Tempo de destruição
I Tessalonicenses. 5:3
  • Tempo de Eclipse ( escuridão)
Isaías 24:20-23 Amos 5:18
  • Tempo de castigo
Ezequiel 20:37-38
  • Tempo de choro ( pranto )
Amos 5:16-17
  • Tempo de aflição
São Mateus 24:21
  • Dilúvio de açoites
Isaías 28:15 e 18
                                
 
OBJETIVOS DE DEUS NA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo , preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30.
  • Separar e provar os Judeus fieis a Deus Zacarias 13:8-9
  • Castigar os ímpios que rejeitaram o maior presente de Deus que é o amor de Cristo, e não se converteram dos seus pecados, pois recusaram a luz de Cristo para viver em trevas II Tess.2:11-12. e preferiram crer na mentira do Anticristo

A IGREJA DE CRISTO NÃO PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO

 A Igreja é o corpo cuja a cabeça é Cristo ( I Coríntios 6:15, Efésios 5:23 ), Cristo e sua igreja formam um corpo, e Cristo já teve a sua tribulação ao morrer na Cruz, sendo assim a igreja de forma alguma poderá passar pela grande tribulação , pois desta maneira Cristo também teria que passar novamente por este holocausto, e em Apocalipse 13:7 diz que na grande tribulação todos estarão sujeitos a besta , e se a igreja participar da tribulação, ela também estaria sujeita a satanás, e Cristo também, pois ele é a cabeça da qual a igreja é o corpo. isso e impossível.
 Considerando que a palavra arrebatamento significa arrancar, tirar por força ou violência, porque então Cristo teria tanta pressa em tirar a igreja deste mundo a não ser por um motivo muito grande, se a igreja passar pela tribulação porque então haverá o arrebatamento, arrebatar do que e porque, por isso não acredito que a igreja passará pela tribulação, pois o arrebatamento irá livra-la da irá vindoura. I Tessalonicenses 1:10 - Apocalipse 6:16 e 17, visto que Deus não destinou a igreja para a ira I Tessalonicenses 5: 9


A GRANDE TRIBULAÇÃO IRA DURAR SETE ANOS

No estudo sobre as setentas semanas de Daniel, podemos  verificar que  a  última  semana que equivalem a sete anos ainda não se cumpriu, e este período que ainda não se cumpriu é exatamente a grande tribulação, que da mesma forma irá durar sete anos, divididas em duas partes de três anos e meio.
   
  • Mil duzentos e sessenta dias
Apocalipse 11:1 12:6
  • Quarenta e dois meses
Apocalipse 13:5
  • Tempo e tempos e metade de um tempo
Apocalipse 12:14

 
A PRIMEIRA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO TRÊS ANOS E MEIO

  • Israel terá pleno domínio de Jerusalém
Daniel 9:24
  • Israel fará acordo com o anticristo por sete anos.
Daniel 9:27 - São João 5:43, Isaías 28:15-18
  • Israel irá reconstruir o templo derrubado por Roma em 70 d.C
II Tessalonicenses 2:4
  • O livro com sete selos
Apocalipse 5: 1 a 14
  • Os quatro cavalos e seus cavaleiros. " quatro selos "
Apocalipse 6:1 a 8
  • Os mártires de Deus " Quinto selo "
Apocalipse 6:9 a 11
  • O sexto selo " terremotos, chuva de meteoros, Eclipse "
Apocalipse 6: 12 a 17
  • As duas testemunhas darão as suas profecias
Apocalipse 11:1 a 12

A SEGUNDA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • Israel e invadida pelo anticristo
Apocalipse 12:6
  • O Anticristo no templo em Jerusalém
II Tess. 2:3-4 Daniel 9:27 S. João 5:43 Isaías 28:15-18
  • As duas bestas ( O falso profeta e anticristo )
Apocalipse 13
  • As sete pragas
Apocalipse 15 e 16
  • A Batalha do Armagedom (as nações contra Israel )
Zacarias 14:12-13 Apoc. 19:19
  • O espírito do demônio controlando os reis da terra
Apocalipse 16:13 e 14
  • Os reis do oriente marcham rumo a Israel
Apoc. 16:12 e 16
  • Uma chuva de meteoros de até 34 quilos cada
Apoc. 16:21 (um talento eqüivale a 34 kg ) S. Mat.24:29
  • As sete trombetas do juízo de Deus.
Apocalipse 8:2 a 12 - 9:1 a 13 - 11:15
  • A volta de Cristo com seus santos para livrar Israel
Ap. 19:11-26, 1:7, S. Judas 1:14 , S. Mat. 24:30-31

As sete trombetas do Apocalipse
(Capítulo 8)

A primeira trombeta
A terça parte da terra é queimada por saraiva e fogo misturado com sangue, onde a terça parte de toda erva verde e vegetais é queimada, plantas , o alimento do homem e dos animais no campos será queimado sua terça parte.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
A segunda trombeta
Um grande meteoro cai sobre o mar ardendo em fogo tornando em sangue a terça parte do mar, matando assim a terça parte dos peixes do mar, e destruindo a terça parte dos navios, submarinos, etc.; uma grande catástrofe, imaginem a terça parte das águas do mar se tornando em sangue, é uma parte incalculável, para aqueles que gostam de pescar no mar ou de comer peixes, eis aqui uma péssima noticia.
A terceira trombeta
Novamente a terra é atingida por um corpo celeste ardendo em fogo, isto mostra um descontrole no universo inteiro, onde satanás usará de todos os meios para atingir a humanidade, onde neste versículo a terça parte das águas dos rios e sobre as fontes das águas, tornando em absinto a terça parte das águas do planeta matando assim muitos homens. Nesta parte podemos ver a falta de água potável até para beber , isto será horrível.XXXXXXXXXXXXXXXXXX
A Quarta trombeta
Uma enorme escuridão toma conta da terra, onde a terça parte do sol, da lua e das estrelas não dão a sua luz, um eclipse jamais visto em toda a história da humanidade, satanás terá a escuridão como uma de suas marcas de governo, se Cristo é a luz do mundo, o Anticristo traz trevas para aqueles que não quiseram a luz de Cristo. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
 

 

(Capítulo 9)
CAPÍTULO 9
E O QUINTO anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.
E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.
E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.
E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.
E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.
10  E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.
11  E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom
A Quinta trombeta
Uma estrela caí sobre a terra, esta estrela é satanás que ira agir no corpo do Anticristo, que possui a chave do poço do abismo, onde estão presos os piores demônios , estes não fizeram parte da queda de Lúcifer Isaías 14:12-15, eles são muito piores que Lúcifer, por isso estão presos, em Judas 1:6, diz que não guardaram a sua habitação, e por isso Deus os reservou em prisões eternas, não quiseram ficar no céu, não gostavam de sua posição angelical, ao contrario de Lúcifer que quis conquistar o céu, eles serão soltos na grande tribulação para trazer tormento aos moradores da terra, a aqueles que não têm o selo do Deus vivo, eles são como gafanhotos destruindo tudo e perturbando a humanidade por cinco meses, estes demônios possuem rosto de homem, tem cabelos parecido com o das mulheres, o que demonstra ser comprido, possuem dentes de leões, possuem couraças de ferro, e caudas perecidos com o dos escorpiões.
Estes demônios são considerados os piores, pois até o nome mostra sua superioridade no reino das trevas, são chamados de rei do abismo Apocalipse 9:11, e como demonstração de tanta maldade, um anjo voa pelo céu avisando tamanho mal por três vezes, em Apocalipse 8:13, 9:12, 11:14, e ai, ai, dos moradores da terra.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
APOCALIPSE 9
14  A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.
15  E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
16  E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
17  E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.
18  Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
19  Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.
20  E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
A Sexta trombeta
É visto um anjo soltar quatro anjos que estão presos junto a Rio Eufrates, estes demônios irão comandar um exercito de duzentos milhões de demônios, ou seja cada demônio irá liderar cinqüenta milhões de demônios, uma verdadeira cavalaria infernal, estes são diferentes dos demônios soltos na quinta trombeta, eles são apenas quatro, comandando demônios que não estavam com eles, talvez irão comandar os demônios soltos na quinta trombeta, também existe a possibilidade de serem demônios que foram presos porque participaram da tentação de Adão e Eva no paraíso, que ficava próximo do Rio Eufrates, e por isso foram presos naquele local. Gênesis 2:14.
O Livrinho comido por João
(Capítulo 10)
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10  E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
Nesta revelação João recebeu ordem para comer o livro. ( Compare com Ez 2.8 e 3.3 ). Era doce e amargo. Tal é a palavra profética referente a estas coisas. Doce, porque fala de liberdade e de uma gloriosa consumação, mas depois de digerido, bem compreendido, revela amargura,os sofrimentos e os juízos que se ligam a este período.

As Duas Testemunhas
(Capítulo 11)
CAPÍTULO 11
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.
E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
1  E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
12  E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
As Duas Testemunhas
Na primeira parte da grande tribulação ( três anos e meio )  Deus irá  enviar as suas duas testemunhas para anunciarem o evangelho do Reino de Cristo durante o milênio São Mateus 24:14, este é  o mesmo  evangelho que João Batista pregava na primeira  vinda  de Cristo, ha quase dois mil anos, arrependei-vos porque é  chegado o reino de Deus São Mateus 3:2, este não é o mesmo evangelho  que pregamos  nos  dias  de hoje, e vendo desta  forma,  notamos  que existem dois evangelho:
·                     O Evangelho da graça São Marcos 16:15 Os crentes pregam a salvação através da graça de Cristo
·                     O Evangelho do reino São Mateus 24:14 As duas testemunhas irão pregar na grande tribulação
Em São Mateus 24:14 o Senhor Jesus Cristo diz: " E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as coisas. Então virá o fim. " , este evangelho do reino como já foi escrito, começou a ser pregado por João Batista, que estava preparando o caminho do Senhor, e ainda será pregado na grande tribulação pelas duas testemunhas procurando converter o coração dos pais aos filhos, Malaquias 4:6, agora uma pergunta poderemos fazer, se o evangelho do reino será pregado em todo o mundo, quem iria pregar, visto que só as duas testemunhas não conseguiriam fazer tudo isto, acreditamos que as pessoas que ouvirem a mensagem das duas testemunhas, também irão pregar que o reino de Cristo esta próximo, e isto irá acontecer no mundo todo, e assim aqueles que aceitarem esta palavra poderão até ser mortos pelo anticristo por aceitarem o reino de Cristo e não a marca da besta, mas aqueles que restarem da perseguição herdarão o reino de Cristo no milênio, e de acordo com as bem aventuranças de São Mateus 5: 3 a 12
Há quem diga que estas duas testemunhas não são pessoas, e sim uma profecia no sentido alegórico, mas então porque em Malaquias 4:5 diz que Deus enviará aos Judeus o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor, alguém poderá responder que Elias já veio através de João Batista, mas o que estava sobre João Batista era o dom de Elias, pelo contrario acreditaremos em reencarnação de espírito, o que é impossível segundo a bíblia, e também o Senhor Jesus afirmou que Elias que ainda não morreu, virá primeiro para restaurar todas as coisas São Mateus 17:11, isto disse o Senhor depois que João Batista morreu, portanto meu amigo leitor, as duas testemunhas não são alegorias e estarão a pregar o evangelho do REINO de forma literal.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
             Estas duas testemunhas, de acordo com a própria palavra, e com  o texto  de  Apocalipse, demonstra que ambas viram, vêem,  e  estão diante  de  Deus, pois não há outra forma de  testemunhar,  se a testemunha  não estiver diante da pessoa ou do fato  acontecido, com  isto concluímos que a identidade das duas testemunhas  é  de alguém que esta na presença de Deus.
Abaixo  iremos dar algumas opiniões do autor sobre  a  identidade destas duas testemunhas:
A PRIMEIRA TESTEMUNHA O PROFETA ELIAS
  • Deus Prometeu enviar o profeta Elias antes da vinda de Cristo, para converter o coração dos país aos filhos Malaquias 4:5-6 , mas alguém pode dizer que esta profecia de Malaquias se refere a João Batista, mas ele não converteu o coração dos país aos filhos, nem tão pouco ordenou que não chovesse, etc. , E João Batista não era Elias, e sim o dom de Elias estava sobre João Batista.
  • O Profeta Elias foi arrebatado em vida, e por isso ainda não morreu. II Reis 2:11
  • O Profeta Elias apareceu na transfiguração de Cristo junto com Moisés, onde Elias representava a profecia no velho testamento que apontava a vinda de Cristo em gloria São Mateus 17:3
  • O Profeta Elias fez muitos milagres que as duas testemunhas irão fazer. II Reis 1:10-11, I Reis 17:1
  • O senhor Jesus anunciou a vinda de Elias, mesmo após da morte de João Batista São Mateus 17:10-12
A SEGUNDA TESTEMUNHA ENOQUE OU MOISÉS
  • Moisés apareceu na transfiguração de Cristo assim como Elias, onde Moisés representava a Lei no velho testamento São Mateus 17:3
  • Moisés fez muitos milagres, que as duas testemunhas também farão. Êxodo 7:20, 9:9-10
  • Enoque assim como Elias, também foi arrebatado e não viu a morte. Gênesis 5:24
  • Enoque foi arrebatado antes do dilúvio, assim como Elias foi arrebatado antes do cativeiro babilônico
  • O motivo  de  apresentarmos três nomes, e  porque  não  queremos afirmar  nada,  e  sim  dar  algo  para  o leitor  ter  maiores conhecimentos sobre o assunto, mas uma coisa a bíblia deixa  muito clara, uma das duas testemunhas e o profeta Elias.
  • Algo para acreditarmos que a segunda das duas testemunhas seja Enoque é que ele ainda não morreu, enquanto Moisés já, mesmo sabendo que ninguém viu o seu corpo, a não ser o Arcanjo Miguel quando contendia com o demônio. Judas versículo 9
A Sétima Trombeta
A Sétima Trombeta
Apocalipse 11:15
Os vinte e quatro anciãos adoram a Cristo no céu por ter chegado a hora da vingança contra aqueles que tanto mal fizeram contra os profetas, apóstolos e a igreja de Cristo, este parece ser o momento em que Cristo irá dar o galardão a todos que venceram , a recompensa aos profetas, aos servos de Cristo, e aos santos que temeram ao Deus vivo. Apocalipse 11:18, eles louvam a Cristo, porque vêem também que o messias esta presta preparando o seu reinado na terra, os galardões mostra que é chegado o reino de Deus, que os crentes tanto oram na oração do Pai Nosso. São Mateus 6:10.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.
 
A Mulher e o Dragão
(Capítulo 12)

CAPÍTULO 12
E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
APOCALIPSE 12
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10  E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
11  E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
12  Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
13  E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
14  E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
15  E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.


Ao subir uma montanha, e olhar sobre a parte mais alta, poderemos avistar outras grandes montanhas, porem não veremos o vale que se esconde entre uma e outra montanha, os rios, arvores, cavernas, animas, etc.., que estão entre uma e outra montanha, e foi exatamente isso que o apostolo São João viu em apocalipse 12:1 a 6, é visto uma mulher vestida do sol , tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça, esta mulher é a nação de Israel e as doze estrelas são as doze tribos de Israel, a mulher deu a luz a um filho Vers. 5, e este filho que há de reger todas as nações com vara de ferro é Jesus Cristo nosso Senhor, o dragão do vers. 3 e 4 é satanás que ao cair do céu levou após si a terça parte dos anjos do céu, o dragão ao ver que a mulher ( Israel ) deu a luz a seu filho ( Jesus ) Satanás queria devorar a seu filho ( isto aconteceu quando Herodes mandou matar os meninos nascidas em Belém S. Mateus 2:16 a 18 ), acontece que nesta visão de São João Jesus Cristo nasce volta ao céu e logo em seguida a mulher ( Israel ) foge para o deserto onde começa o período de mil duzentos e sessenta dias, ou seja, metade da grande tribulação, como vemos o apostolo viu a tribulação começar logo após Cristo voltar ao céu, ele não viu este período de quase dois mil anos em que a igreja de Cristo esta sendo formada aqui na terra, na visão a tribulação começa sem a participação da igreja, pois ela nem mesmo existe nesta visão, a visão ignorou o tempo em que a igreja esta sendo formada, e assim como na visão das montanhas, o apostolo São João viu as setentas semanas de Daniel se cumprirem uma após a outra, sem interrupção, ele não viu o que havia entre a penúltima e ultima semana de Daniel 9:24-27, a visão não lhe mostrou o tempo que Deus reservou entre a volta de Cristo ao céu e o inicio da tribulação, pois entre o momento em que Cristo volta ao céu após sua ressurreição e o início da tribulação, existe um tempo, o tempo em que Jesus chamou de " tempos dos gentios " São Lucas 21:24, e o apostolo São Paulo chama de " Plenitude dos gentios " Romanos 11:25, e " dispensação da graça " Efésios 3:2 e 9 o chamado parênteses entre a 69º e 70º semana de Daniel , isto porque o objetivo de Deus nesta revelação é de mostrar que a tribulação ira acontecer com os Judeus, e não com a igreja, Satanás irá perseguir aos Judeus, assim como muitos outros já fizeram.
As duas Bestas
(Capítulo 13)
Texto
E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
11  E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
12  E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
13  E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
14  E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
15  E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
16  E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
17  Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
18  Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Nesta revelação, a besta que "emerge do mar" será o anticrito, o líder político, e a que "emerge da terra", será o falso profeta, aliado do anticristo, segundo alguns estudiosos, pode ser o papa ou um líder  de Israel ou dos judeus ainda espalhados pelo mundo.
O anticristo e o falso profeta instituirão a marca da besta que será equivalente o numero 666. A hipótese  do papa ser o anticristo se dar ao fato de que o anticristo não terá relações com mulheres (Daniel 11.37) e ainda por causa da frase em latim VICARIVS FILII DEI escrito na coroa papal que significa "o substituto do filho de Deus". A soma de todos os algarismos romanos sublinhados nesta frase é igual a 666!
A marca da besta já está presente no código de barras e será implantada na mão direita ou na testa por meio do microchip Os alunos verão na aula um documentário completo sobre o sistema do MICROCHIP!
Os 144 Mil Selados
(Capítulo 14)

1  E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
QUEM SÃO OS 144 MIL JUDEUS ?
Em Apocalipse 7: 1 a 8, fala de cento e quarenta e quatro mil Judeus sendo selados em suas testas como servos do Deus vivo, estes como diz a própria palavra de Deus são judeus, que nesta ocasião, estarão bem no início da grande tribulação, e Deus enviou quatro Anios com o poder de controlar a natureza para que nenhum vento soprasse sobre a terra ( 7:1 a 3 ), e estes quatro Anjos ordenam aos quatro Anjos dos quatro primeiros Selos de Apocalipse 6, para que não danifiquem a terra até que tenham selado os 144 mil Judeus; Acredito que este Judeus irão anunciar o Evangelho do reino por todo o mundo, até os confins da terra ( São Mateus 24:14 ) , na verdade este 144 mil Judeus são as primícias do Senhor, e na sua boca Deus não encontrou engano, pois são irrepreensíveis, Apocalipse 14:4, e por isso estão sendo selados, pois aceitam o plano de Deus, bem como o Messias, e por isso irão pregar o reinado do Messias aqui na terra.
Estes 144 mil Judeus não são aqueles que serão arrebatados, como muitos dizem acreditando ser a igreja de Cristo, isto não é possível, pois a igreja de Cristo não são Judeus, mas pessoas de varias línguas, povos e nações, e nem tão pouco a igreja é formada de apenas 144 mil pessoas, mas de milhares de milhares e milhões de milhões, Apocalipse 5:9 a 11, e estes Judeus passarão pela grande tribulação, mas enquanto eles são selados aqui na terra em Apocalipse 7:3, a igreja já esta nos Céus adorando a Cristo, como mostra Apocalipse 5:9 a 11, portanto estes não são em hipótese alguma a igreja de Cristo.
Em Apocalipse 14: 1 a 5, mostra novamente os mesmos 144 mil Judeus mas agora junto com o Senhor Jesus no céu, pois no versículo 3, mostra que eles estavam diante do trono de Deus, e como todos sabemos este trono esta no céu, neste momento os 144 mil Judeus já cumpriram com sua missão, e mesmo passando pela grande tribulação aqui na terra, não se contaminaram com religiões falsas e também não aceitaram a marca da besta, pois alguém que já foi marcado por Cristo certamente desprezará qualquer marca demoníaca. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
                                                                    CAPÍTULO 15
E VI outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.
E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.





O Cântico de Moisés e o Cântico do Cordeiro
(Capítulo 15)
Texto:
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.
No céu a Igreja vai cantar dois cânticos: o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro. O cântico de Moisés poderá ser o mesmo de Êxodo 15. Ou então o cântico de Deuteronômio 32, escrito e ensinado por Moisés (v. Dt31:22 ). E o cântico do Cordeiro é o apresentado  aqui (v.3,4).    
As Sete Taças
(Capítulo 16)

E OUVI, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
A Primeira taça
Apocalipse 16:1
Em Apocalipse 16 é ordenado a sete anjos que derramem sobre a terra as sete taças que contêm a ira de Deus, a partir deste momento, a terra que já esta sendo bombardeada por tanto mal, agora recebe a ira de Deus que vem sobre todos, no caso das sete trombetas, os males eram limitado, visto que afetaram apenas a terça parte das arvores, erva verde, do mar, dos rios e fontes das águas, do sol, da lua e das estrelas Apocalipse 8: 7 a 12, porém agora além de tirar o alimento dos homens, a ira de Deus toca no corpo do Homem, que recebe doenças, chaga mortal, feridas terríveis.VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV
            Quando o primeiro anjo derrama a sua taça sobre a terra, aparece uma doença feia e dolorosa sobre todos os que tem o sinal da besta, é importante notar que nem todos os que viverem na grande tribulação aceitarão o sinal da besta, e também devemos atentar que Deus esta derramando a sua ira, pois a tribulação é o tempo da ira de Deus sobre aqueles que rejeitaram o amor de Cristo, muita injustiça foi feita contra o povo de Deus por muito tempo, muitos cristãos morreram cruelmente, e agora é chegado a hora de se fazer justiça, O Deus todo poderoso diz, basta a tantas coisas erradas que os homens vem cometendo sem punição alguma, e por isso que vários mártires clamavam a Deus pedindo justiça Apocalipse 6:10, mas enfim chegou a hora do juízo de Deus Apocalipse 14:7, e todo aquele que recebe adora a imagem da besta beberá do vinho da ira de Deus Apocalipse 14:9 e 10.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
A Segunda taça
Apocalipse 16:3
O segundo anjo derrama a sua taça sobre o mar, que se torna em sangue, e com isso o que restou do mar, que já fora atacado em Apocalipse 8: 8-9, na Segunda trombeta, onde morreram a terça parte das criaturas do mar e a terça parte dos navios, agora morre toda a vida marítima que restou, o mar praticamente acaba, as baleias, golfinhos, tubarões, etc., uma perda incalculável, O mar que nesta ocasião é totalmente destruído praticamente nunca mais existirá, pois até mesmo no novo céu e nova terra e nem na Nova Jerusalém o mar existirá Apocalipse 21:1. Os peixes que nada tem a ver com o pecado do homem, agora passa a não existir. Vendo tudo isto para acontecer, podemos perguntar, onde estão os protetores da natureza, será que estes ambientalistas não percebem que o que destroi a natureza é o pecado do homem.
A Terceira taça
Apocalipse 16:4 a 7
Os rios e a fonte das águas se tornam em sangue, e aqui se torna claro o porque de Deus estar derramando sua ira sobre os homens, os pecadores que derramaram o sangue de profetas, apóstolos, difamaram pastores e missionários, mataram os crentes da igreja primitiva, os colocando nas arenas com bestas feras, para lhes servir de divertimento, derramaram o sangue de tantos inocentes, agora Deus lhes dá o sangue para beberem. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
            Nesta ocasião Deus mostrará que não se esqueceu quando Herodes mandou matar as criancinhas de Belém São Mateus 2:16, e também da terrível morte que sofreu João Batista São Mateus 14: 1 a 12, o sangue que fora derramado na morte de Estevão Atos 7: 59-60, da brutalidade com que os Apóstolos de Cristo foram mortos, tanto sangue derramado, mas agora o Deus todo poderoso fará justiça derramando sobre os pecadores a sua ira. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
A Quarta taça
Apocalipse 16:8
O sol é atingido pela ira de Deus para que seu calor venha a aquecer terrivelmente a terra a ponto aumentar de forma sobrenatural a temperatura da terra, no caso da quarta trombeta de Apocalipse 8:12, o sol apenas não brilhou, agora o sol é aquecido além do normal, o calor vai atingir a população da terra, e com isso as geleiras do Pólo Norte e da Antártida irão derreter e com isto o nível do mar aumentará, o que os cientistas anunciam para alguns anos em breve, porem a ação de Deus com sua ira irá abreviar os acontecimentos.
 
É importante notar que o mundo sofrerá terrivelmente com a quarta taça, doenças terríveis virão, pois o buraco na camada do ozônio já estará muito maior do que hoje e com isso muitos males atacarão a humanidade, além do calor insuportável que abrasará, queimará a pele dos homens, que mesmo passando por grandes males, não irão se arrepender do mal que fizeram, seus corações estarão ainda muito duro para poder adorar a Deus, isto nos lembra de Faraó no Egito, que depois de tantas pragas, ainda rejeitava permitir que o povo Judeu saísse do Egito para adorar a Deus. O homem é mal mesmo.XXXXXXXXXXXXX
 
 
A Quinta taça
Apocalipse 16:10-11
A ira de Deus é derramado sobre o trono da besta, e seu reino se torna em escuridão e grandes trevas, trazendo muita dor aos homens, a ponte de morderem sua línguas de tanta dor, isto mostra o qual horrível será o reinado da besta, como um líder pode ver o sofrimento do povo e mesmo assim continuar a conduzi-los a caminhos incertos, o que nos chama a atenção nesta quinta taça, e ver tantos líderes políticos e até mesmo religiosos vendo seus seguidores sofrendo, perdendo tudo que tem e mesmo assim não tem compaixão de seus seguidores, estes homens parecem ter o espírito das trevas, conduzindo o povo para a destruição eterna , e ao mesmo tempo notamos que o povo que segue a besta são terríveis de coração, parecem ter pedra no lugar de coração, como podem saber que Deus existe, e que esta a castigá-los com tanto mal, e mesmo assim blasfemam contra Deus, e teimam em não se arrepender de suas más obras, quantas pessoas hoje estão perdendo tudo que tem, e mesmo assim não se arrependem, encostam Deus na parede cobrando a prosperidade que lhes faltam, tudo isto já é um sinal do terrível coração de pedra que existirá na grande tribulação. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
A Sexta taça
Apocalipse 16:12 a 15
A Sexta taça é derramada sobre o rio Eufrates, este é um dos rios mais antigos mencionados na bíblia, era um dos quatro Rios próximo ao Jardim do Éden Gênesis 2:14, neste Rio foram presos quatro demônios Apocalipse 9:14, portanto é um rio muito importante na bíblia.mmmmmmmmmmmmmmmmm
 
O Rio Eufrates secou, para que se preparasse o caminho dos Reis do Oriente, nestes acontecimentos, espíritos imundos parecidos com rãs, enviados pela besta e falso profeta, começam a perturbar os reis da terra, os presidentes, ministros, líderes governamentais de todos os países para levá-los a uma guerra mundial contra o povo Judeu, irão dar seqüência ao que o Alemão Adolf Hitler começou a fazer na segunda guerra mundial matando seis milhões de Judeus, tentando exterminar o povo escolhido por Deus para herdar a terra.
 
Os reis do oriente são assim chamados porque são muito ricos economicamente, estes reis tendem a ser países localizados no oriente, que em nossos dias estão tomando conta da economia mundial, quando a economia destes países vão bem, eles compram a tudo e a todos, e quando vai mal, a economia do resto do mundo também caem, possivelmente serão países como a China, Japão, Coréia, Taiwan. Estes possivelmente farão acordos com o anti-cristo , estando até a financiar parte parte desta grande guerra.
 
Os reis do oriente irão se ajuntar no vale do armagedom, que também foi chamado de Megido, um grande vale localizado em Israel, que mede aproximadamente 30 kilometros de comprimento por 22 kilômetros de largura, uma grande planície que serviu de palco para as grandes guerras do passado de Israel, neste lugar há lembranças de muitas mortes e muito sangue derramado, II Reis 9:27, II Reis 23:29-30, e será neste mesmo lugar que todas as nações da terra serão destruídos de forma sobrenatural pelo poder do REI JESUS CRISTO.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
A Sétima taça
Apocalipse 16:17 a 21
Esta é a última das sete taças da ira de Deus, uma voz se houve no céu " Esta feito " isto demonstra a vitória de Deus sobre o pecado, enfim toda injustiça acabará, muitas vozes são ouvidas no céu, relâmpagos e trovões, e um grande terremoto acontece aqui na terra como nunca ocorreu desde que há homens sobre a terra, duas cidades são fortemente atingidas, uma destas cidades aqui é chamada de cidades das nações, esta cidade poderá ser o Vaticano, onde todas as nações do mundo, adoram um só homem, e dali saem doutrinas de adoração a idolatria, e com isso Deus se lembra da Babilônia lhe dando o vinho de sua indignação, esta Babilônia não é a cidade de Nabucodonossor que consta no livro de Daniel e no livro dos reis de Israel, este nome é dado a uma grande religião da terra da qual os grandes reis da terra, presidentes de países e a grande população do planeta se contaminaram, no Capitulo 18 de apocalipse fala da queda de Babilônia , onde é vista como uma prostituta, esta falsa religião que Deus chama de babilônia tem adulterado a palavra de Deus e a muitos anos enche o coração dos homens com sua prostituição, uma falsa fé, oferece aos ídolos a adoração que deveria ser toda de Deus, mas agora todo o céu contempla a queda da falsa doutrina, a falsa religião.

O maior impedimento para a salvação de Cristo tomar lugar no coração dos homens esta na Babilônia, a falsa fé, a religião que conduz os homens a idolatria e ao pecado, uma grande e poderosa religião dominou os tempos antigos e o presente século desviando a palavra de Deus do verdadeiro sentido bíblico, para mim esta Babilônia não esta encoberta, da para ver com muita clareza que é a religião católica, da qual Martinho Lutero, o grande protestante daquela igreja abriu os olhos de muitos a tantos anos ao declarar que a religião católica estava bem longe das verdades do evangelho de Cristo, esta babilônia cairá, e assim deixara de adulterar o evangelho de Cristo.
O Versículo 20 mostra a força do terremoto do versículo 18, onde todas as ilhas, aqui não diz algumas, mas todas as ilhas desapareceram da superfície da terra, afundaram, e montes não mais se acharam. Ilhas que hoje são ocupadas por pessoas famosas que com sua fortuna compram tudo, investem no luxo, viajam para bem longe dos mais humildes para não ver sua pobreza, ilhas que servem de rituais macabros e feitiçarias, cultuando a ídolos e demônios, estas e todas as ilhas irão submergir nas águas do oceano por causa da ira de Deus derramada na pelo sétimo anjo.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Para complicar ainda mais a vida daqueles que se negam a adorar a Deus e reconhecer seus pecados suplicando misericórdia a Deus, um chuva de pedras caem sobre a terra, uma saraivada de pedras que pesam cerca de um talento, que equivale a aproximadamente 34 kilos, uma chuva da ira de Deus sobre os homens, creio eu que não haverá guarda chuvas capaz de conter tamanhas pedras, que certamente destruirão carros, casas, ruas, rodovias, aviões, navios, cidades inteiras serão complemente destruídas pela ira de Deus que caem sobre a terra.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Nesta hora os homens novamente voltam a blasfemar contra Deus por causa da chuva de pedras, por causa da praga que é grandiosa, porque ao invés de reclamar e blasfemar contra o Deus altíssimo, os homens não adoram a Deus e se mostram arrependidos suplicando a sua misericórdia, não dá para entender como alguém pode ser tão mal, tão cego, possuir um coração tão duro, será que estes homens já não existem em nossos dias, será que não convivemos com eles, porventura não são até nossos amigos ou até parentes, não seriam aquelas pessoas que freqüentemente reclamam de tudo e de todos, perguntam diariamente do porque do rico e do pobre, do bonito e do feio, não seriam aquelas pessoas que cobram de Deus o sucesso financeiro, profissional e familiar, amigo leitor estas pessoas más existem em nossos dias, e a bíblia faz um alerta, ao invés de viver reclamando, adore a Deus e peça a sua misericórdia, para que você não seja mais um daqueles que irão beber da ira de Deus. MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
 

A Prostituta assentada na Besta
(Capítulos 17 e 18)

CAPÍTULO 17
E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.
E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;
E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

Explicação da prostituta e da besta:

E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
É o último império mundial, que já existiu, hoje não existe, mais se levantará e tornará a existir Apocalipse  17:8-9,  o  império Romano.

Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Roma é realmente uma cidade que está edificado sobre 7 montes .Os 7 montes de em que Roma se assenta são: Capitoline, Quirinale, Viminale, Palatino, Esquilino, Celio e Aventine

10  E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
11  E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.
12  E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.
13  Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.
14  Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.
15  E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.
16  E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.
18  E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

"As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher [Roma] está assentada; são também sete reis: cinco já caíram [não mais existem?]; um existe [JP II?]; e o outro [o 7° - Bento XVI?] ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo [morrerá ou será destronado?]. A besta [Império Romano do Ocidente] que era e já não é, é também o oitavo rei [Papa de Roma?], e é dos sete, e vai-se para a per dição." Apocalipse 17.9-11


Os 7 montes de Roma (em amarelo): Capitoline, Quirinale, Viminale, Palatino, Esquilino, Celio e Aventine

Um fato curioso, uma coincidência ou talvez a verdade. O papado deixou de ser um poder político desde 1798 quando o papa PioVI reinava sobre todas as províncias restantes [a Itália de hoje] do Império Romano do Ocidente. Passados 131 anos, em 1929, o Vaticano foi estabelecido cidade-estado dentro de Roma e o papado voltou a ser um poder político onde Pio XI se tornou o 1° chefe de estado. O novo papa Benedito (ou Bento) XVI é o 7° chefe de estado do Vaticano cujo primeiro-ministro é o cardeal italiano Tarcisio Bertone. Será o próximo papa um italiano que levará a própria Roma a ser destruída? Haverá realmente uma fusão política do Vaticano com Roma com o próximo pontífice? Irá realmente este papa para Jerusalém? A Grande Tribulação está se aproximando!

As Bodas do Cordeiro
(Capítulo 19)

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Quando  Cristo celebrou a Ceia junto com os Apóstolos,  o  Senhor revelou  sua  ansiedade de realizar a Grande Ceia  Nos  Céus  São Mateus  26:29,  ou seja uma Ceia com a participação de  todas  as pessoas que aceitaram a Cristo Jesus, isto e tão maravilhoso, que e também chamado de O Casamento De Jesus Cristo Com A Sua Igreja, a  quem o Apostolo São Paulo chama de Virgem Pura II  CORÍNTIOS 11:2 e a chama como alguém que anela por  vê-la CANTARES  2:13, Neste  dia todos estarão felizes, Deus nosso pai Celeste, Cristo Jesus  nosso Senhor,  o Santo Espírito de  Deus,  os  Anjos, os Apóstolos de Cristo, os Profetas, e todos os demais, pois se hoje ha quem goste de festa, onde existem muita beleza, imaginem  uma festa nos Céus, sob. a maravilhosa organização celeste, e se  num casamento o noivo esta muito elegante, imaginemos então o Senhor Jesus Cristo como estará ? ; E se a noiva num casamento terreno é muito linda, como estará maravilhosa a igreja de Cristo,  que estará com vestes brancas, puras Apocalipse 3:5, 7:9, 19:8, é bom lembrar o leitor que a beleza das vestes da igreja será conquistada aqui mesmo na terra, antes do arrebatamento, a qualidade está na Justiça Dos Santos, esta é a verdadeira roupa do Cristão Levítico 19:35 e 36, e purificada no sangue do cordeiro Apoc. 14:4, I São João 1:7.

APOCALIPSE 19
11  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12  E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13  E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14  E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
15  E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
16  E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
19  E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
20  E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21  E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.

A Guerra do Armagedom

            No final  da grande tribulação, acontecerá  a Guerra do Armagedom, que será literalmente a “ 3ª guerra mundial”. O anticristo, depois de quebrar o concerto que fez com Israel, reunirá as forças armadas  de países do  mundo inteiro  que irão concentrar-se aos arredores de Jerusalém afim de destruí-la. O Vale do Armagedom, que também se chama Megido, esta situado  em Israel, onde foi palco das grandes guerras dos Reis de Israel  no antigo  testamento. II Reis 9:27 e 23:29, Zacarias  12:11, Juizes5:19, e servirá como palco para este grande evento.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
Senhor irá reunir no Armagedom os povos do mundo inteiro para fazer  guerra  com Israel.
  • O país ao norte de Israel que é a Rússia ( Gogue ) 
Ezequiel 38:1 a 15 39: 1 a 6
  • Os reis do Oriente ( Japão, China, Coréia, etc. )
Apocalipse 16:12 e 16
  • Muitos povos com a Rússia.
Ezeq. 38:16 e 23, Zacarias 14:4, Joel 2:20
  • A guerra será contra Israel
Ezequiel 39:2
  • O Exercito dos povos do mundo inteiro estarão no Armagedom
Joel 3:2
  • O Armagedom se chamara " vale da multidão de Gogue"
Ezequiel 39:11 e 15

Quando  a guerra estiver no clima máximo, e todos os povos  da terra  estiverem  no vale do Armagedom, para enfim exterminar  o povo Judeu, o que o alemão Hitler já tentou fazer, e o povo judeu estiver em tamanho aperto, quando tudo parecer estar destruído  e acabado, os judeus irão clamar ao messias, Deut. 4:30,  Ezequiel 39:22,  e neste momento o acontecimento máximo terá enfim a  sua hora, pois o Cristo que foi rejeitado e morto pêlos Judeus, será enfim  aceito pelo seu povo, e então o Senhor virá para  socorrer Israel das garras do anticristo e todas as nações da terra. Apocalipse 19:14 a 16.
  • Os pés do Senhor estarão sobre o monte das oliveiras
Zacarias 14:4
  • A Igreja virá do céu junto com Cristo
Judas 1:14, Apocalipse 19:14, Zacarias 14:5
  • Todo o joelho se dobrara diante de Cristo
Salmos 86:9, Rom. 14:11, Filip. 2:10, Ap. 15:4
  • Todo olho o verá
Apocalipse 1:7
 O Senhor  irá guerrear com o anticristo, nesta hora  a  luta  do século,  do milênio, de todos os tempos, terá seu inicio, Cristo não expulsara o demônio, ele vai o desfazer por completo.
  • O Senhor aniquilara o demônio com o esplendor de sua gloria 
II Tess. 2:7-8
  • O Senhor irá esmagar satanás debaixo de seus pés.
Romanos 16:20
  • O Senhor irá prender a besta
Apocalipse 19:20

O Milênio
(Capítulo 20)


E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

O Milênio será um período de mil anos, após a Grande Tribulação, no qual Cristo reinará em Glória na Terra. Nesse tempo, Cristo tomará as rédeas do mundo e governará literalmente. Ele será Rei para sempre. Seu reinado será de paz, justiça e prosperidade conforme as promessas das bem-aventuranças no sermão do monte em Mt 5:3-10.No início satanás será preso.No final do milênio,satanás será solto e enganará muitas nações mas no final será destruído. 
Aspectos gerais do Milênio

ü  Haverá o julgamento das nações - Mt 25:31-32
ü  Israel receberá a Jesus como Messias -  Zc 12:10-11;13:6
ü  Os armamentos serão destruídos - Ez 39:9-10
ü  O grande enterro dos mortos - Ez 39:11-15
ü  Os homens serão poucos no início - Is 13:12
ü  A maldição será tirada - Is 29:17
ü  Não haverá surdez nem cegueira - Is 29:18
ü  O Mar Morto terá vida - Ez 36:29-30; 47:9-10
ü  Não haverá doenças - Is 29:17-19;35:5-6
ü  A idade será prolongada - Is 65:19-20
ü  A morte será em pequena escala - Is 65:20
ü  Todos conhecerão a Cristo no milênio - Mt 24:14;Is 9:11
ü  Os crentes que morreram no período da Grande Tribulação serão ressuscitado.  Ap 20:4,5
ü  Cristo será reconhecido como Rei dos reis - Ap 19:16
ü  No Milênio não haverá mais guerra entre as nações - Is 2:4 e Mq 4:
ü  Jerusalém será a capital do Reino - Is 2:2-3
ü  As pessoas edificarão casas e cultivarão  - Is 65:21-23
ü  Os animais serão dóceis  - Is 11: 6-9
ü  Cristo reinará sobre o mundo – Ap 11:15
ü  Israel possuirá toda a terra prometida – Gn 15:8; 17:7-8
ü  Israel será reconhecido como cabeça - Zc 8:23
ü  No fina satanás será solto - Ap 20:7-9
ü  Enganará as nações
ü  Será lançado no lago de fogo - Ap 20: 10

Características básicas
ü    O método de interpretação da bíblia é literal
ü    O reinado de Cristo acontece literalmente aqui na terra, após a segunda vinda e a batalha do armagedom, no final da grande tribulação
ü    O Reinado de Cristo será estabelecido de forma dramática por meio da sangrenta guerra do armagedom, sendo o oposto do Pós-milenismo e amilenismo, que acreditam num reinado conquistado paulatinamente.
Juízo Final
11  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

O Juízo Final será estabelecido após o milênio, depois da prisão eterna de satanás e da destruição da terra “de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.Será o dia em que a humanidade prestará contas de todos os pecados inconfessados diante daquele estará assentado sobre o Trono.
 Nesta ocasião todos aqueles que morreram sem Cristo, sem aceitar o amor de Deus, sem rejeitar o pecado, serão julgados por tudo que fizeram,
Todos  os mortos sairão do sepulcro, ou do lugar onde morreram, para ajustar contas com o Deus todo Poderoso, o mar, a terra e o inferno dará os mortos que neles houver, neste momento,  não haverá misericórdia, piedade, amor, etc., pois se fará justiça, e  todo aquele que não possuir o seu nome no livro da vida,  será lançado no lago de fogo, Apoc. 20:15, onde já estará a besta e o falso profeta ( satanás e seus anjos ) Apoc. 20:10.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Aspectos gerais

Cristo será o Juiz At 17:31
A Esposa o auxiliará lCo 6:2                                                           
Quem será julgado?
Os mortos A20:12-13, pessoas de todos os tempos, desde Caim até o último que morrer fulminado pelo fogo no final do Milênio.
Os anjos caídos ICo 6:3;2 Pe 2:4;Jd 6.
Como serão julgados?
Por meio da Palavra
Através do livro das obras e do livro da vida Ap 20:12
Todos darão contas de suas próprias palavras no Juízo final Mt 12:35-36
Qual será o final dos que forem julgados?
Serão lançados no Lago de Fogo e serão atormentados para todo o sempre.

Novos Céus e Nova Terra e a Nova Jerusalém Celestial
(Capítulo 21e 22)




E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

 Após terminar o grande julgamento do juízo final, haverá uma nova vida aqui na terra ( na Nova Terra ), a Nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar  para todos os que o amam, irá descer do céu, junto  com toda  a sua beleza, água viva, ruas de ouro, árvore da vida,  uma beleza sem  fim , onde estaremos com o Senhor  para  sempre, desfrutando do seu amor. Apocalipse 21:10.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX vvvvvvvvv
 
A NOVA JERUSALÉM DESCERÁ  AQUI  PARA A TERRA

A Nova Jerusalém é o lugar que Cristo Jesus tem preparado para todos aqueles que guardam a sua palavra, pessoas que assim como o Senhor, tem humildade e muito amor, é nesta cidade celeste que todos os Cristãos irão morar eternamente, porém esta cidade não estará no céu, e sim aqui na terra, em Apocalipse 21:2 o apostolo São João vê a Nova Jerusalém descendo do Céu da parte de Deus, e no versículo 3 diz ," Agora o tabernáculo de Deus esta com os Homens, Deus habitará com eles " , na verdade os Cristãos irão subir ao céu no arrebatamento da igreja, e lá permanecerão por sete anos, que é o tempo que irá durar a grande tribulação aqui na terra, depois a igreja volta a este mundo, junto com o Senhor Jesus Cristo que irá vencer a besta do apocalipse, e a Igreja reinará com Cristo por mil anos aqui na terra, logo a seguir vem o julgamento do trono branco, e a seguir é Deus quem desce aqui na terra para viver com os homens, Deus vai trazer o tabernáculo celeste, que é a Nova Jerusalém para junto dos homens aqui na terra, vendo desta forma poderemos dizer que : Não vamos morar no céu com Deus, mas Deus trará o céu até nós para morar conosco. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

O MAR NÃO MAIS EXISTIRÁ
De acordo com o texto acima, a bíblia afirma que no Novo Céu e Nova terra, o mar não mais existirá, de fato toda vida marítima foi extinta quando o Segundo anjo derramou sua taça com a ira de Deus sobre o mar em Apocalipse 16:3, quando ocasionou a morte de todos os seres viventes no mar, devido as águas do mar se tornarem em sangue, depois deste desastre , a bíblia não menciona que Deus teria criado novamente o mar e com isso a vida marítima destruída na grande tribulação.Na eternidade futura não existirá baleias, tubarões, golfinhos, e outros seres vivos que vivem no mar, que possui água salgada, e a Bíblia não menciona que Deus teria criado novamente a vida marítima após sua destruição, como vemos a vida eterna é algo que não dá para imaginar mesmo.
Como seria o planeta terra que agora será totalmente novo, sem o mar, sabendo que hoje as águas dos mares e oceano ocupam a maior parte da superfície da terra, existem até mesmo aqueles que chamam a terra de planeta água, vendo desta forma a área habitável da Nova Terra de Apocalipse 21:1, poderá ser muitas vezes maior que o atual, mesmo se a Nova terra tiver as mesmas dimensões do atual planeta.
O TAMANHO DA NOVA JERUSALÉM
A Nova Jerusalém tem o formato de um cubo, ou seja, possui a mesma medida em todos os lados, e mede 12 mil estádios de todos os lados, sendo que um estádio corresponde a 180 metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente 2.160 Km ( Dois mil, cento e sessenta Quilômetros ) de cada lado da cidade e 4.665.600 ( Quatro milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, e seiscentos ) Quilômetros quadrados , para se ter idéia do tamanho da cidade, iremos compará-la com a cidade de São Paulo, que é considerada uma das grandes cidades do mundo.
São Paulo possui 1.493 KM2 ( um mil, quatrocentos e noventa e três Quilômetros quadrados, e comparando com as medidas apresentadas em Apocalipse 21:16 e 17 , a Nova Jerusalém corresponde a aproximadamente 3.124 ( Três mil, cento e vinte e quatro ) vezes a cidade de São Paulo.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
Os alunos  verão o tamanho da Nova Jerusalém em relação a Lua e ao globo terrestre na nossa aula prática através do projetor de imagens. Por isso ninguém deverá perder.

A NOVA JERUSALÉM, O NOVO CÉU E A NOVA TERRA
A Nova Jerusalém poderá ser somente uma cidade sobre a nova terra que o apostolo São João viu em Apocalipse 21:1, pois assim diz a passagem bíblica " Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra já passaram, e o mar já não existe " , sendo assim a Nova Jerusalém não seria o único lugar onde os salvos pudessem estar, mas sim o chamado Tabernáculo de Deus na terra, havendo habitantes também em outros lugares da nova terra, e que o tamanho da Nova terra mencionada nesta parte de Apocalipse será muito maior que o tamanho da Nova Jerusalém, não dá para imaginar o novo planeta com tamanho tão inferior ao do atual , e também temos que considerar que na Nova terra não existirá o mar, que hoje ocupa a maior parte da superfície da terra, e sendo assim o número de pessoas na Nova terra poderia ser muitas vezes maior que neste mundo, porém isto é apenas uma possibilidade, e sendo assim, não conseguiremos jamais ter cálculos aproximados.
A  ALTURA  DA CIDADE
Outra coisa a ser observada é do porque a cidade tem sua altura tão extensa, com 2.160 Km de altura, daria para se fazer varias cidades uma em cima da outra e sobraria espaço para muita coisa, a cidade poderia ter andares, vários pisos, porem tudo isto são hipóteses, a bíblia não dá as respostas para tais perguntas.
Obs:Os alunos do seminário verão através do projetor de imagens a altura da Nova Jerusalém em relação ás nuvens.
O NÚMERO APROXIMADO DE  HABITANTES
São Paulo com 1.493 KM2 possui uma população de 9.480.430 habitantes ( Obs: este número já está ultrapassado, isso é só um exemplo ), e proporcionalmente, não biblicamente, e nem que isto acontecerá de fato, mas proporcionalmente a Nova Jerusalém que é 3.124 vezes maior que São Paulo poderia ter 29.616.863.320 habitantes, mas se levarmos em consideração que a Nova Jerusalém é apenas uma cidade na Nova Terra de Apocalipse 21:1, o número de salvos poderá ser muito maior e incalculável, e jamais serão apenas de 144 mil, como afirmam algumas religiões, que interpretam erroneamente os capítulos 7 e 14 de Apocalipse.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmm xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A NOVA JERUSALÉM  É UMA  CIDADE  BEM PLANEJADA
Em apocalipse 21:2 e 10 o Apostolo São João vê a Nova Jerusalém , a expressão " que de Deus " mostra que esta linda cidade é uma arquitetura divina, Hebreus 11:10, nem a mais bela cidade deste mundo pode ser comparada com a Nova Jerusalém, uma cidade bem planejada, nela não haverá enchentes, buracos na rua, favelas, etc. e tudo aquilo que nossos olhos estão acostumados a ver.
 " As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. "  
·                     AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU. Ao viajarmos para uma linda cidade nos Estados Unidos da América, Europa, ou Japão, nossos olhos poderão contemplar belezas, a ciência multiplicada, a tecnologia muito avançada, prédios que parecem tocar nos céus de tão alto que são, poderemos ver o metro do Japão, os Jardins da França, as belas cidades americanas, os Rios limpos sem poluição de uma cidade bem organizada, porém nada disso se comprara com a beleza, organização, arquitetura moderna, da Nova Jerusalém de Deus, pois o pai celeste tem preparado algo muito melhor do que aquilo que nossos olhos podem contemplar, é como compensar os pobres que não podem viajar pelo mundo todo, e contemplar cidades limpas e modernas, os ricos e famosos hoje podem até se deliciar com suas viagens, porém Deus tem feito algo muito melhor, tenho certeza que nenhuma cidade possui um rio tão belo quanto o rio da vida que corre sobre a Nova Jerusalém Apocalipse 22:1, o rio mais limpo deste mundo não possui sequer água potável, que se possa beber antes de um verdadeiro tratamento, mas o rio que corre sobre a Nova Jerusalém além de possuir a água mais pura que qualquer outra, ela procede do trono de Deus, uma verdadeira cocheira Santa, isto eu posso garantir que nenhum olho aqui na terra conseguiu contemplar. Hoje poderemos ver em fotos ou até no próprio local, cidades com belas praças e jardins, tal como na França, um jardim tão belo que muitos quando passam por ele chegam a dizer " Isto mostra a grandeza de Deus "
·                     O OUVIDO NÃO OUVIU. Ouvimos falar que em algumas cidades da Europa não existe a fome, em outras cidades podemos dormir com as portas abertas e não seremos assaltados, podendo até deixar as chaves do carro no contato do mesmo e ninguém irá roubá-lo, isto para nós são ótimas notícias, desejamos sim morar em tais cidades, viver a tranqüilidade que estas cidades proporcionam, porém queridos leitores, o que Deus tem preparado para nós na Nova Jerusalém, é algo que nunca ouvimos falar, para ser mais exato, não existe em nenhum lugar no mundo , a cidade mais segura deste mundo não proporciona tanta segurança quanto a cidade que vem de Deus, o dinheiro existente no mundo inteiro não pode proporcionar segurança contra terremotos, maremotos, vendavais, frio exagerado, calor insuportável, enchentes, porém tudo isto Deus dará a aqueles que o amam.
·                      E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM. Deus tem preparado para aqueles que irão morar na Nova Jerusalém algo que nenhum cientista pensou, eles se quer conseguiram imaginar o que Deus fará , quanto mais realizar aqui na terra, O Senhor Jesus Cristo quer nos levar para um lugar muito acima das nossas condições, a ponto de declarar que o que mais bem sucedidos cientistas deste mundo conseguiram se quer imaginar, isto Deus fará para aqueles que amam a Deus.
o melhor arquiteto do mundo não conseguiu imaginar, não subiu em seu pensamentos algo tão maravilhoso como o que Deus tem feito na Nova Jerusalém, a mente de Deus esta muito acima da mente humana. XXAs características da Nova Jerusalém:
·         Possui muitas moradas, todos podem ir morar lá
São João 14:1 a 3
·         A cidade brilha e resplandece como a glória de Deus
21:11
·         Possuem muros grande e alto
21:12
·         Na cidade existe doze portas com o nome das doze tribos de Israel
21:12
·         No muro da cidade existe doze fundamentos e neles  o nome dos apóstolos
21:14
·         A cidade é quadrangular, parecido a um cubo
21:16
·         Os muros são de jaspe
21:18
·         A cidade é de ouro puro
21:18
·         Na cidade não tem  templo ou igreja
21:22
·         Não haverá sol ou lua pois a glória de Deus é quem ilumina a cidade
21:23 e 22:5
·         Não haverá noite
21:25 e 22:5
·         Uma cidade com um rio de águas cristalinas, que tem a água da vida
22:1
·         Nesta cidade  existe uma praça, que fica as margens do rio
22:2


Fontes de consulta:

         Esta apostila foi elaborada através de pesquisa em diversos artigos, dentre eles, alguns constantes nos sites abaixo:
v  COHEN,Armando Chaves. O Apocalipse.2ed, Sião, Brasília – DF,1985
v  MATOS, Alderi de. Bíblia de Estudo Vida.Vida.2 ed. São Paulo, 1998.
v  MACEDO, Edir. Os Cento e Quarenta e Quatro Mil Assinalados.Plenitude,nº141.fevereiro. ano 26 ,2007
v  McNAIR,S.E. a Bíblia Explicada.4ªed.CPAD, rio de Janeiro, 1983
v  Bibliografia virtual:
v  http//www.apocalipse.com.br
v  Apontamentos diversos do autor


 
De tudo o que eu li, selecionei vários trechos que julguei importantes, fazendo a composição desta apostila, ligando “as pontas” para dar sentido ao contexto geral (ao encaixar um trecho no outro), haja vista que são artigos de vários autores diferentes, embora também faço comentários próprios em alguns temas.

O autor deste estudo crê e vive tudo o que nele  foi  escrito, espera o arrebatamento da igreja como o grande acontecimento  de sua vida, tem o seu coração voltado para o seu maior tesouro  que é o gozo de seu Senhor na Nova Jerusalém. ( S. Mat. 6:21 ).eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrr

Países que nos visitam

free counters

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tudo sobre os Sacerdotes

Tudo sobre os Sacerdotes
Clique aqui!